Wednesday, November 2, 2011

epipháneia ix

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.
Nunca compreendi muito bem St. Vincent - apesar de toda a aclamação, a sua música bizarra e anti-climática nunca me entrou bem nos ouvidos. Por muito bonita Annie Clark fosse a sua maneira fria de cantar e a forma estranha como tocava guitarra não me seduziam. Cataloguei-a como 'fenómeno que me passa ao lado' e desde logo a arquivei naquela estante onde raramente se volta para, sem pensar duas vezes no assunto, dar seguimento à minha vida.

Assim foi durante uns tempos, tudo muito bem sem nunca mais dedicar um segundo que fosse a St. Vincent... bem, pelo menos até dar de caras com Strange Mercy - o novo disco de Annie Clark. Ouvi Cruel, o single de apresentação e pensei "afinal há aqui qualquer coisa que se lhe diga" mas foi só quando descobri Surgeon que me deu aquele o clique - a epifania. Acendeu-se uma luz e finalmente tudo fazia sentido - aos meus ouvidos Annie era subitamente um génio da música e tudo soava maravilhosamente bem. Não sei explicar este processo, simplesmente aconteceu.

Ouvindo o início bem calmo de Surgeon ninguém lhe adivinharia o final explosivo. É isso mesmo que gosto nesta música - começa lenta, com uns pequenos rasgos no refrão mas só mesmo perto do fim atinge os picos de insanidade que a tornam inesquecível. É como uma descarga eléctrica para acordar o paciente em risco de morrer e da mesma maneira que uma descarga desse tipo é capaz de fazer levantar os cabelos também esta música me causa arrepios e me faz eriçar os pêlos.


13bly