Thursday, November 10, 2011

Passeios à beira-mar - Old Jerusalem @ CCVF, Guimarães - 05-11-2011

O café concerto do Centro Cultural Vila Flor é palco frequente de espectáculos bons e baratos. Já lá assisti a verdadeiras pérolas a preços quase irrisórios - o espectáculo de apresentação do novo disco de Old Jerusalem não foi excepção. Em pouco mais de uma hora, Francisco Silva e a sua banda percorreram não só uma boa parte do novo disco (homónimo) mas também alguns temas dos discos anteriores - April (2003), Twice the Humbling Sun (2005), The Temple Bell (2007) e Two Birds Blessing (2009).

Já com dez anos de carreira às costas e cinco discos editados, Old Jerusalem, não conseguiu 'dar o salto'. Embora nunca tenha atingido essa tal (merecida) projecção o seu trabalho tem gozado de um reconhecimento artístico significativo dentro de um grupo mais restrito de pessoas - geralmente melómanos que sabem apreciar as suas melodias simples mas eficazes.

As canções de Old Jerusalem são frequentemente solarengas e evocativas de um verão nostálgico. Quem o diz é o próprio Francisco Silva num dos muitos monólogos que, nos momentos mortos entre canções, serviam para explicar os títulos das mesmas e descrever as paisagens que lhes servem de fundo. Entre um ou outro tema que foge a esta regra ouviu-se (no encore) uma bonita versão de Harvest Moon, um dos muitos clássicos de Neil Young que merece o devido destaque nesta pequena crítica. Haveria mais temas a destacar (especialmente da segunda metade do concerto) mas já não me recordo dos títulos.

A melhor forma de apresentar algum trabalho é apresentá-lo tal como ele é sem iludir nem enganar ninguém. Old Jerusalem parece seguir essa lógica apresentando-se em palco tal como é em disco - simples e descontraído mas tremendamente eficaz. O público do CCVF reconheceu esse empenho e deu sinais de ter gostado. Eu pelo menos gostei.

13bly