Tuesday, January 24, 2012

Peixe fresquinho

Diz-se que a memória dos peixes, ao contrário da dos elefantes, é curta. Miguel Nicolau pegou nesse conceito e baptizou o seu projecto musical a solo de Memória de Peixe. Fazendo jus ao seu nome, a música em curtos loops de guitarra que caberiam bem na memória de um peixinho. A arte na sua música está na sobreposição sucessiva destes trechos para construir uma canção mais complexa em tempo real. O conceito não é novo - há por aí boa gente a fazer brincadeiras interessantes com pedaleiras e loops - mas a forma como Miguel Nicolau materializa a sua música é muito orgânica e flui naturalmente sem que essa maneira diferente de fazer música pareça uma simples gimmick.


FONTANA PARK | FISH&CHICK (feat. Da Chick)

Nos dias que correm a imagem ajuda muito a divulgar o trabalho de um artista. Miguel Nicolau sabe disso e trabalha bem os seus vídeos. Fishtank é o mais recente dos vídeos de Memória de Peixe e foi curiosamente filmado no Oceanário de Lisboa - morada de um sem número de espécies piscícolas. No ambiente subaquático, também espelhado pela sonoridade da música em questão, Miguel Nicolau está como um peixe na água - confortável a fazer aquilo que faz melhor, música.

Antes de terminar o post aconselho ainda a espreitar os outros dois vídeos já disponíveis: Fontana Park e Fish&Chick - a primeira sendo a banda sonora perfeita para um qualquer filme urbano e a segunda um tema carregadinho de groove e boa-onda até cima. Memória de Peixe é um nome a não esquecer e por falar em esquecimentos aproveito para relembrar que o primeiro lançamento deste projecto está previsto para a primeira metade de 2012 com o selo Lovers & Lollypops.

13bly