Saturday, January 14, 2012

XXXI Fotograma - Melancholia


Com o ano de 2012 já a decorrer a todo gás é tentador ver filmes apocalípticos. Com uma premissa-base que lhe poderia valer comparações com Armageddon - astro de grandes dimensões em possível rota de colisão com a Terra - Melancholia é, de facto um filme sobre o fim do mundo. Apesar dessa aproximação, os dois filmes não poderiam estar em pólos mais opostos - trata-se afinal um filme de Lars von Trier, convém não esquecer.

Melancholia está dividido em dois capítulos, cada um deles focando-se especialmente numa de duas irmãs. Justine (Kirsten Dunst) sofre de uma espécie de bipolaridade que descarrila em depressão profunda e acaba por ficar aos cuidados da sua irmã mais velha, Claire (Charlotte Gainsbourg). Agora, para além de cuidar do filho pequeno e do marido com interessado em astronomia, Claire vê-se obrigada a dividir ainda a sua atenção com irmã deprimida e, claro está, com a ameaça de um fim do mundo iminente.


Kirsten Dunst, a eterna namoradinha do Homem-Aranha, parece finalmente descolar-se desse rótulo e surpreende com um desempenho arrebatador - uma prestação que já lhe valeu o reconhecimento em Cannes (onde, dias antes, Lars von Trier havia sido considerado persona non grata por declarações polémicas). Notável ainda, embora menos surpreendente, é Charlotte Gainsbourg que parece retratar o lado mais humano e, apesar de tudo, mais equilibrado, com o qual será mais fácil uma 'pessoa normal' identificar-se. O restante elenco, bastante menos brilhante, é também composto por caras conhecidas como Kiefer Sutherland e John Hurt.

Perturbador q.b., Melancholia é um filme visualmente espantoso que não deixará ninguém indiferente. Intenso e desafiante, este não é um filme fácil de digerir e deixa uma enorme sensação de vazio e impotência mas são esses precisamente alguns dos seus pontos fortes. Nunca o fim do mundo foi tão sedutor como com Melancholia.

13bly