Tuesday, March 13, 2012

Sónico - Thurston Moore @ CCVF, Guimarães (11/03/2012)

Os Sonic Youth podem até ter acabado mas Thurston Moore, esse continua aí para as curvas. E desengane-se quem, pegando no seu mais recente álbum, pensou que este veterano já tinha levantado o pé do acelerador - aos 53 anos Thurston Moore ainda sabe rockar. Demolished Thoughts (2011) é o terceiro disco propriamente dito de Moore (se ignorarmos claro, os de Sonic Youth, as colaborações com mil e um artistas, os projectos experimentais, as edições de improviso,as bandas sonoras ou os discos ao vivo) e explora uma faceta mais melódica e delicada da sua personalidade.

Quando as luzes se apagaram no Grande Auditório do C.C. Vila Flor o entusiasmo da plateia era quase palpável. Não era caso para menos, Thurston Moore é uma espécie de lenda viva. Foi então sobre fortes aplausos, assobios acalorados, uivos e outras coisas estranhas que Moore subiu ao palco. Com ele trazia três outros músicos que o iriam acompanhar neste concerto (uma violinista, um baterista e um guitarrista) - os Good Love como Moore os baptizou em cima do joelho depois de uma brincadeira com o público.

Fui para este concerto com algum 'medo' do que aí viria. Confiava em Thurston Moore, claro, mas por vezes sinto que Demolished Thoughts é algo aborrecido e sem chama. As minhas preocupações acabaram por se revelar infundadas e Moore deu facilmente a volta à situação. Ao misturar (e bem) muitos temas de trabalhos anteriores (Queen Bee and Her Pals, Fri/End, Feathers, American Coffin...) com algumas músicas do disco novo e inserindo, como não podia deixar de ser, longas jams carregadas de distorção e feedback controlado, as quase duas horas de espectáculo acabaram por parecer curtas. Foi efectivamente o melhor de dois mundos num concerto que poucos esquecerão.

13bly