Wednesday, July 25, 2012

Fado Desconcertado - António Zambujo @ Casa da Música (21/07/2012)


A iniciativa Verão na Casa (da Música) tem sempre propostas interessantes. Algumas vêm do estrangeiro, mas outras têm as raízes bem assentes neste nosso modesto cantinho. No Sábado passado, por exemplo, o protagonista da noite foi um alentejano de gema que é, diga-se de passagem, uma das minhas paixões musicais mais recentes.

Com tanto de fado como de bossa nova e tanto de jazz como de cante alentejano, não me atrevo a tentar catalogar a música de António Zambujo. Ainda assim quase me apetecia dizer que ele é uma 'nova promessa' da música portuguesa, mas com 5 discos editados e um sucesso tremendo além-fronteiras, essa não parece ser uma observação pertinente. Enfim, cheguei tarde ao seu universo, mas mais vale tarde do que nunca. Desconhecedor da popularidade de Zambujo, foi com alguma surpresa (e muito agrado) que encontrei a Sala Suggia praticamente lotada (incluindo camarotes e lugares de coro). Foi então, perante esse bonito cenário de casa cheia, que António Zambujo e os seus 4 companheiros (Bernardo Cruz, Jon Luz, José Miguel Conde e Ricardo Cruz) apresentaram simpaticamente Quinto - o seu novo disco e seguramente um dos meus favoritos do ano.

Foram duas horas de pura magia nas quais Zambujo, com aquela simplicidade típica de um bom alentejano, conquistou o coração de mais de 1200 pessoas. Nem adianta falar no tom reconfortante das suas músicas, do tom quente de Flagrante, da nostalgia da Rua dos Meus Ciúmes, da melancolia de Lambreta ou do bom humor de Reader's Digest ou de Queria Conhecer-te Um Dia... *suspiro* Que belíssimo serão!

13bly