Saturday, January 19, 2013

epipháneia xvii

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.

As minhas últimas epifanias têm acontecido durante o dia, mas desta vez já a noite ia avançada e eu regressava a casa depois de um jantar/cafézada com amigos. A rodar no carro pela enésima vez estava Destroyer's Rubies, o sétimo álbum da banda de Dan Bejar.

Sensivelmente a meio do disco há uma malha em jeito de balada chamada Looters' Folies que se prolonga por cerca de sete minutos e meio. A música começa com a inconfundível voz de Bejar ritmada por um piano e percussão. Logo aí fiquei hipnotizado, mas a canção cresce e cresce até atingir proporções inesperadas e tomar conta de mim.

Mais para o fim, a coisa volta a abrandar e, a certa altura, parecendo que cantava directamente para mim e só para mim, o génio canadiando desabafa o seguinte verso: "I swear Looters' Folies never sounded so good.". Nesse instante - um momento perfeito e raro - sorri pois essa era, seguramente, uma das maiores verdades que tinha ouvido nos últimos tempos.
13bly