Tuesday, February 18, 2014

epipháneia xix

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.

Quem me conhece deve saber que adoro Destroyer e que estou bem familiarizado com a música feita pelo enorme Dan Bejar. Posto isto, como é que uma banda que conhecemos tão bem consegue surpreender-nos tanto? É que caramba, esta já é a segunda epifania da sua responsabilidade que aqui registo.

Ontem deu-me para ouvir o delicioso (não são todos?) Streethawk: A Seduction (2001). Todo o disco me estava a saber pela vida e não restavam dúvidas de que tinha sido a escolha acertada para aquela solarenga manhã de segunda feira. Quando já nada fazia prever que me fosse emocionar ainda mais, o alinhamento do disco apresenta Farrar, Strauss & Giroux (Sea of Tears) - uma das melhores canções que saíram da pena de Dan Bejar (acreditem que e isso é dizer mesmo muito).

Tive de parar tudo o que estava a fazer porque a música estava a mexer comigo de uma forma irracional e não me conseguia concentrar. Quando, pela segunda vez, Bejar se sai com "If that is what it takes to be a stone, a stone's throw from your throne." e a canção cresce, já não sabia o que fazer. Só sentia arrepios e não pude resistir a por a canção a tocar do início uma vez e outra, e outra, e outra...

13bly