Thursday, April 5, 2007

Requiem - o balanço / 300 - a expectativa

E bem... 4ª feira já lá vai e com ela a minha estreia em concertos de música clássica... e devo dizer que fiquei cliente!!

O Requiem foi muito bom, mesmo muito bom. Foi bem interpretado (pelo menos pra mim que seu um leigo) pela Orquestra Sinfónica do Porto e pelo Coro da Lapa com os momentos altos a ir, como seria de esperar, para a Dies Irae e para a Lacrymosa.

Quero salientar também a ovação final que foi... bem, foi longa!!! O maestro e os 4 cantores principais sairam e entraram do palco umas 4 vezes... não sei se isso se trata de alguma formalidade ou protocolo neste tipo de concertos... mas, na minha ignorância parecia simplesmente que eles voltavam porque os aplausos não cessavam e eles tavam a gostar (os sorrisos não enganavam ninguém).

Espero repetir a experiência em breve.

____________________________________

Agora passando à actual expectativa, 300 a adaptação da banda desenhada de Frank Miller que conta os acontecimentos históricos da batalha histórica de Thermopylae onde se defrontou o enorme exército Persa (sob o comando do Rei Xerxes) com uns "míseros" 300 Espartanos (sob a liderança de Leonidas).

A banda desenhada está genial, a arte original de Frank Miller associada a uma história que nos deixa boqueabertos com imagens poderosas faz de 300 qualquer coisa de excepcional. A maneira de ser irreverente dos Espartanos a desafiar tudo e todos para defender a sua terra, sem medo de absolutamente nada, as batalhas usando estratégias bem pensadas, as frases poderosas com que eles se animam mesmo nos momentos mais negros, tudo isso está genial nesta BD.

O filme promete ser uma adaptação fiel (vejam-se as scans da BD e as stills do filme). Desde que vi o 2º trailer que fiquei absolutamento colado e expectante pelo lançamento do filme. Agora que já estreou espero que tanta expectativa não faça do filme uma desilusão.

Vamos lá ver...

13bly

4 comments:

S.A. said...

Pois, eu so li a primeira parte do post, porque "estou um pouco confusa" ... então nao ias ver a Shakira revirar a anca!?!?Ha, afinal a piada do Mozart a revirar, era so mm porque tavas na onda da musica classica!!!!

João Ruivo said...

Mas eu FUI ver a Shakira revirar a anca... não tou a perceber a confusão!! :P
Não está tudo bem explícito no post?

Runcolho

S.A. said...

Hmm... concerto, bilhete, queima...

Ana

João Ruivo said...

Ora nem mais!!

Runcolho