Monday, April 2, 2007

Requiem

O Requiem foi a última composição de Mozart e uma das suas mais poderosas e conhecidas obras. Esta obra ainda hoje causa alguma polémica pois não se sabe ao certo quanto dela foi composto na realidade por Mozart e quanto foi terminado pelo seu pupilo Franz Xaver Süssmayr após a sua morte.

Bem eu não percebo muito de música clássica em geral e em particular de Requiems (que para quem não sabe são músicas fúnebres) a verdade é que inclusivamente desconheço esta peça no seu todo. Este Requiem obedece a uma estrutura e pode ser dividido em várias partes eu apenas conheço aquela que será a parte mais conhecida Dies Irae (que traduz para "Dias de Fúria" ou algo do género). Tal como o próprio nome ilustra é esta parte é verdadeiramente poderosa sendo que os seus momentos altos chegam a causar arrepios.

Dies Irae
é a parte mais frequentemente utilizada na cultura popular, seja no cinema, seja em séries, albuns, jogos, anime, publicidade etc.

Assim de repente vem-me à cabeça a brilhante sequência de abertura do filme X2: X-Men United onde o Nightcrawler se infiltra na Casa Branca e, após ter sido detectado, se teleporta de um lado para o outro a esgueirar-se dos seguranças ao som de Dies Irae. Tiros por todo o lado, efeitos visuais geniais e uma banda sonora a acompanhar a acção excelentemente! Uma cena memorável!
Dies Irae faz parte também da banda sonora do anime de culto Neon Genesis Evangelion, anime que aliás faz uso de uma excelente banda sonora (muito à base de várias composições clássicas) de forma sublime.

Recentemente também, os Evanescence no seu mais recente album incluiram uma música entitulada "Lacrymosa" (o nome de outra das partes do Requiem) que anda à volta da composição de violinos de Mozart. Outra música deles "Anything but you" usa também os coros de Lacrymosa.

Na próxima quarta feira vou ter o prazer de assistir a um concerto deste Requiem. Vai ser uma experiência nova para mim, nunca assisti a um concerto de música clássica. Vamos ver o que sai dali! Confesso que as expectativas são altas!

13bly


2 comments:

S.A. said...

Música clássica é sempre um presente para a inspiração... Posso ir contigo? :p

Ana

Anonymous said...

tipo é k eu nem adoro esta musica... é k nem tenh alta panca pelo requiem de mozart.. e kem nem gosto da lacrymosa do evanescence.... secalhar ainda apareço lá...tenh é d engraxar mt mt os meus primos :P kiss** excelente escolha po post!!! tipo 5 estrelas!! ajhaha