Friday, June 15, 2007

Taratata

Não é costume meu e vai praticamente contra todos os meus princípios, mas vou elogiar algo francês.

Descobri recentemente, graças ao famoso TuTubas, um programa de televisão francês de seu nome Taratata. Que nome esquisito pensam vocês... pois, eu penso o mesmo, mas não estou aqui hoje para falar do nome do programa mas sim do conteúdo, e esse sim, é muito bom.

Iniciou a sua transmissão no canal France 2 em 1993 com uma emissão por mês e foi cancelado em 2000. Em 2005 o Taratata regressou com transmissões no France 2, 3 e 4 e também na rádio Europe 2.
Basicamente é um programa musical que transmite pequenas actuações e entrevistas pré-gravadas de vários artistas convidados, normalmente, de grande nível.

Grande parte dos convidados são sem dúvida franceses, mas já pisaram o seu palco inúmeros artistas internacionais como a (minha) Katie Melua, Oasis, Red Hot Chili Peppers, Blur, The Kooks, Deep Purple, Damien Rice, Placebo e o nossos portugueses Wray Gunn (Paulo Furtado rocks!!!). Isto apenas para mencionar alguns (não necessáriamente os melhores) dos que lá passaram ao longo destes anos, se quiserem ver a lista completa cliquem aqui.

Acho que este sim seria um formato interessante de ser comprado pelas nossas televisões ao contrário dos inúteis "Dança Comigo" ou "A Bela e o Mestre" (ou tantos outros programas de m*rda que por aí andam) que para nada servem a não ser "entretenimento" oco e sem o mínimo de estímulo pois, o Taratata para além do dito entretenimento (não oco, porque música é cultura *) também poderia servir para divulgar novos talentos portugueses (e também estrangeiros).
Tanta boa música NOVA se faz por este país e somos obrigados a gramar sempre com os mesmos mamarrachos comerciais que passam nas rádios e TVs nacionais (salvo raras excepções).

Vou deixar aqui alguns dos vídeos do programa que mais gostei.

Wray Gunn
A energia electrizante do Paulo Furtado enche o palco completamente nesta cover da original dos The Kinks.

KT Tunstall
Uma one-woman-band que faz música sozinha com recurso às pedaleiras. A voz desta menina faz toda a diferença nesta música com influências blues.

Katie Melua
A doce voz da (minha) Katie Melua a cantar um grande clássico de Bob Dylan e logo seguida da música que baptizou este blog. *suspiro*

Arctic Monkeys
A banda revelação Arctic Monkeys a interpretar o energético primeiro single do seu segundo album. Deve ter sido no mínimo tortuoso para o público ter que ficar sentado a apreciar esta actuação.

Damien Rice
Uma versão um pouco menos revoltada e mais melancólica desta música dele, mas que nem por isso deixou de resultar bem. (Pessoalmente gosto mais da versão revoltada)



Há muitos mais no YouTube, eu apenas escolhi alguns de artistas que pessoalmente gosto (se bem que a KT Tunstall não conheço bem mas gostei desse video) se ficarem curiosos pesquisem por "Taratata".

13bly

* - Não estou com isso a dizer que a dança não é cultura. Óbviamente que é, quando executada por quem sabe. No caso do Dança Comigo é apenas uma brincadeira (por muito bem que alguns dos participantes até saibam dançar).

1 comment:

Anonymous said...

Tambem prefiro sem duvida a versao revoltada... Esta perde um bocado o poder da mensagem.... Mas nao consigo dizer que nao gosto desta versao tambem...