Monday, June 9, 2008

Chuck Palahniuk


Chuck Palahniuk, escritor contemporâneo norte-americano de 46 anos, cuja obra foca e satiriza a sociedade de uma forma verdadeiramente mordaz e corrosiva. É mais conhecido pelo seu romance Fight Club (Clube de Combate), que originou o filme de culto com o mesmo nome, mas o seu legado não fica por aí.

Para dizer a verdade ainda não explorei a sua obra devidamente. Apenas li o Survivor e, como quase toda a gente, vi a brilhante adaptação de David Fincher, Fight Club.
Apesar do meu conhecimento da obra de Palahniuk ser ainda relativamente superficial já vai dando para ter uma noção bastante clara da temática com que Palahniuk faz a sua magia e do tipo de escrita que ele usa para tal.
Palahniuk domina uma escrita inteligente sem que para isso tenha que utilizar linguagem complicada. Tudo é dito de forma objectiva, fluída e corrente.

As histórias com que este autor de culto nos presenteia incluem situações bizarras recheadas de um humor negro verdadeiramente ácido e que personificam e ridicularizam as inúmeras características da sociedade que ele pretende retratar. Estas podem ser o consumismo, o fanatismo religioso, o sistema educativo, a política, os padrões de beleza... Palahniuk quebra todos esses preconceitos e derruba todas as barreiras. A leitura de uma obra dele é uma experiência única, as palavras transportam um impacto visual enorme e chegam a chocar com a sua estranheza e frontalidade sem qualquer tipo de rodeios ou eufemismos.

Só para que dar uma noção da bizarrice do universo Palahniuk, e não falando no hino ao anti-capitalismo que é o Fight Club deixo alguns exemplos:
  • Survivor (Sobrevivente) - Um membro de um culto religioso fanático que pratica suicídio em massa, abandona o seu culto e cria uma espécie de linha de ajuda ao suicídio (no sentido de incentivar as pessoas a suicidarem-se, não o contrário) daí torna-se um guia espiritual para toda a nação a apregoar orações como: A Oração Para Atrasar o Orgasmo ou para Prevenir a Queda de Cabelo entre outras). O desencadear dos eventos leva a que ele sequestre um avião comercial sendo que é precisamente nesse ponto que começa a narração.
  • Invisible Monsters (Monstros Invisíveis) - Uma modelo que tem tudo na vida (carreira, namorado, amigos etc) tem um acidente de viação e fica desfigurada e a vida dela fica do avesso. O namorado foge com a melhor amiga e ela acaba por conhecer um transexual (prestes a fazer a operação final) que a ajuda.
  • Choke (Asfixia) - Um viciado em sexo que vai a sessões de apoio para o seu vício e cujo melhor amigo é um "masturbador crónico" simula asfixias com bocados de comida em restaurantes de topo para evitar pagar as contas.
Isto apenas para citar alguns dos pormenores. Todos os seus livros têm o seu quê de bizarro e mesmo os que citei vão bastante para além destes pequenos sumários. Vou apenas mencionar o seu último livro, lançado este ano:
  • Snuff - Cassie Wright é uma actriz pornográfica que decide terminar a sua carreira a bater um recorde mundial e fazer um filme com no qual tem relações com 600 homens. A narração oscila entre as perspectivas do nº 73, nº 137 e o nº 600.
Quem quiser ver alguns dos trabalhos dos dessa "actriz", como promoção para o filme foram de facto criados trailers e entrevistas com a actriz. Atrevo-me a dizer que estão geniais.
The Wizard of Ass | Twilight Bone | Chitty Chitty Gang Bang
Cassie Wright entrevistada pelo próprio Palahniuck: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3


Fica então a sugestão para quem gostar de coisas diferentes, "não formatadas" e ricas em conteúdo. Deixo apenas o aviso: Chuck Palahniuk proporciona uma leitura fácil, mas nem por isso leve.


13bly

3 comments:

mAmAdA_mAn said...

WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM


WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM


ainda bem que gostas do carnivale =)

Anonymous said...

:) hehe

Anonymous said...

xiuuuu! :P s kiseres dou.t os créditos! "runculho a musa"