Sunday, June 15, 2008

Be Kind Rewind


Apesar de o ano ainda ir a meio Be Kind Rewind foi, para mim, arrisco-me a dizer a desilusão do ano...
Admiro o trabalho do realizador Michel Gondry, tanto o Eternal Sunshine of the Spotless Mind como o La Science des Rêves são óptimos filmes e com uma excelente realização, mas este filme desapontou-me e não me parece que tenha sido pelas expectativas elevadas que tinha.



Este filme conta a história de um clube de vídeo de pequena dimensão que se manteve fiel ás velhinhas VHS e quer sobreviver contra as grandes cadeias de alugues de DVD. A certa altura devido a um incidente com um gerador o Jack Black (de quem eu não sou grande fã) ficou magnetizado e acabou por acidentalmente desmagnetizar todas as fitas apagando o seu conteúdo. Assim, sem outra alternativa e para manter o clube de vídeo, Jack Black e Mos Def começaram a fazer as suas próprias versões improvisadas dos filmes pedidos pelos clientes. Essas versões rapidamente fizeram sucesso.

Be Kind Rewind apenas consegue cativar nas cenas de "suecada", ou seja quando eles estão a improvisar filmes conhecidos com recursos limitados. É nessas cenas que se vê a imaginação e engenho da equipa criativa por detrás deste filme. Mas, o filme não é só isso e tudo o que está entre esses pontos altos chega a ser até aborrecido e a história parece não "ir a lado nenhum".
Todas as situações parecem muito forçadas e os momentos dramáticos ou que deveriam causar algum impacto no espectador saem sem qualquer tipo de emoção.


Ao longo do filme o espectador não se importa com o que acontece ou pode acontecer aos personagens. Ao contrário do que acontece nos outros filmes de Gondry, em Be Kind Rewind não se estabelece nenhum tipo de relação com os personagens.


13bly

No comments: