Monday, June 16, 2008

Concertos de bolso


Os "Concerts a emporter" são uma iniciativa do portal francês de música, La Blogotheque, o seu conceito passa por colocar desafios a músicos (uns mais conhecidos do que outros) e pô-los a tocar em situações invulgares. Essas situações têm normalmente um enquadramento urbano e os palcos desses pequenos concertos são frequentemente ruas, praças ou esplanadas. É dessa característica ambulante que estes concertos ganham o seu nome. "Concert a emporter" traduz-se um pouco literalmente como "concerto de se trazer" (por casa ou no bolso talvez) ou, utilizando uma outra expressão estrangeira (mas bem nossa conhecida) "concertos take-away".

La Blogotheque aproveita frequentemente a passagem das bandas por Paris (cenário de muitos dos concertos) para lhes lançar o desafio e por esses "palcos parisienses" já passaram bandas como por exemplo Arcade Fire, The Kooks, Animal Collective, The Shins, Beirut, José Gonzaléz, Vampire Weekend, R.E.M., The National apenas para citar algumas das mais conhecidas. Esta iniciativa já conta com um arquivo de quase 100 concertos todos eles de artistas diferentes, a maior parte deles artistas emergentes no universo musical alternativo.

Depois de Taratata, mais uma iniciativa musical de valor vinda de la France. É de facto muito engraçado ver bandas como por exemplo os Arcade Fire com tantos elementos, sujeitarem-se a tocar num elevador todos apertados, ou então os Beirut a tocar com auxílio de contentores do lixo, ou até mesmo os Animal Collective num carrinho de super-mercado.
É bom ver artistas de sucesso a tocar por prazer e a divertirem-se genuinamente como um vulgar músico de rua e a mostrar que são, afinal pessoas normais como nós.

Apenas me resta agradecer à Blogotheque pelos belos concertos que nos proporciona e ao mesmo tempo por nos fazer parecer tão próximos de alguns dos artistas que admiramos. Quem sabe um dia destes não me cruzo com algum deles


13bly

3 comments:

Unknown said...

ainda não tinha visto o dos vampire weekend, muito bom!

Anonymous said...

altament! :D

Anonymous said...

mais cedo ou mais tarde ia aparecer um post como akele, k até axo engraçado.. d uma forma bizarra é claro lol