Sunday, December 28, 2008

"Espírito da época"

E não, não estou a falar de espírito natalício, muito pelo contrário.

Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época ou espírito do tempo. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
- in Wikipedia



Lançado gratuitamente via Google Videos em 2007 pelo seu criador Peter Joseph, Zeitgeist é um documentário que desvenda ao longo de duas horas teorias de conspiração de uma dimensão colossal.

O filme está divididio em três partes distintas e aborda várias temáticas
  1. The greatest story ever told - que gira à volta de religião e da desconstrução do mito de Jesus Cristo;

  2. All the world's a stage - com insinuações que levam a questionar a verdadeira origem e fim dos atentados de 11 de Setembro e da própria "Guerra ao Terror";
  3. Don't mind the men behind the curtain - que revela a gigante conspiração de controlo mundial que passou pela orquestração das maiores guerras que o mundo já viu.


Se por um lado acho que toda a gente deveria ver este filme, por outro são necessárias algumas cautelas pois nem tudo o que é apresentado o é feito com base em provas irrefutáveis e frequentemente com base em suposições ou informações de fonte dúbia.

Apesar de algumas incorrecções ou "acusações" infundadas são de facto alarmantes as "coincidências" constatadas nalgumas das situações expostas neste documentário. Senão for para mais nada, Zeitgeist serve para levantar questões e para nos por mais atentos e a pensar.

Zeitgeist é portanto um documentário sensacionalista que explora o gosto que todos temos por conspirações e deve ser encarado com alguma cautela. Em termos visuais não é grande coisa, mas compensa no interesse do conteúdo e uma vez que foi distribuído gratuitamente pela internet não se lhe pode exigir muito. Achei, no entanto, que a Parte I estava desligada das restantes não se fazendo um grande encadeamento lógico entre elas, já o mesmo não se passou entre as Partes II e III.

Resta dizer que fiquei com a pulga atrás da orelha e que vou andar mais atento a pequenos sinais aparentemente insignificantes. Segue-se a sequela, Zeigeist: Addendum que prometo ver brevemente.


13bly

3 comments:

Rita said...

Já ando para o ver há imenso imenso tempo! Quanto ao significado propriamente dito de zeitgeist não fazia a mínima, mas como sempre, neste blog estou sempre a aprender :) *

Renato_Seara said...

Zeitgeist...é um album dos Smashing Pumpkins...pelo menos tenho essa ideia!

João Ruivo said...

Sim, é verdade o último album dos smashing pumpkins tinha esse nome.