Sunday, April 5, 2009

Vida no arame

Man on Wire é um documentário de suster a respiração e isso reflecte-se nos imensos prémios que arrecadou (desde Sundance, aos BAFTA, passando por outros festivais internacionais até culminar no Oscar).
É de facto emocionante e inspiradora a história de vida de Philippe Petit, a forma com que persegue o seu sonho é impressionante e o seu talento e sangue frio face a uma morte quase certa são quase sobrenaturais. Phillipe tem uma personalidade magnética é difícil não simpatizar com ele desde logo e não desejar ajuda-lo a realizar o seu sonho.
Pouco do muito que já vi nesta vida me causou tanto impacto como ver um homem quase a flutuar ou a dançar entre as torres de Notre Damme ou do World Trade Center. As imagens são de uma elegância tal que se fica completamente deliciado com qualquer simples movimento do equilibrista. Enquanto faz a sua arte Phillipe chega a parecer um personagem mitológico cuja própria existência nos parece impossível tal é a força com que a mente humana se acomoda ao "normal".
O realizador tem também a sorte de os protagonistas estarem vivos e ter podido recolher e registar em vídeo os seus testemunhos o que, juntamente com todos os registos da época, enriqueceram em muito as reconstituições. Os comentários deles contribuem em muito para o documentário.
Tanto Phillipe como os seus 'cúmplices' e amigos viveram uma aventura única e Man on Wire é um registo digno da grandiosidade dessa história que é a prova viva de que qualquer sonho pode ser alcançado se a ele lhe dedicarmos as doses esforço e ambição necessários!

13bly

No comments: