Friday, April 10, 2009

"Cigarettes and coffee, man, that's a combination."

Coffee and Cigarettes é uma obra do realizador independente Jim Jarmusch. Este filme é composto por 11 curto segmentos nos quais os actores (em grande parte a representarem-se a eles próprios) têm conversas sobre tudo e sobre nada enquanto tomam o seu café e fumam o seu cigarro.

O humor é um dos fortes de todas as histórias. É certo que umas são melhores que outras e que algumas são completamente absurdas, mas o gozo é precisamente esse. Quem nunca teve uma conversa totalmente descabida numa qualquer mesa de café?

Com um elenco de luxo, Coffee and Cigarettes fala-nos de cafeína e nicotina com descontracção e sem nenhuma pretensão. Afinal tratam-se de conversas entre amigos e como tal, neste filme fala-se sobre tudo em geral sobre nada em particular. Medicina, física, música, cinema, nutrição... tudo são disciplinas abordadas, ainda que de forma superficial ou absurda (tal qual uma conversa de café).

Os diálogos são sem dúvida o melhor de todos os segmentos e a escolha pelo preto e branco e por uma câmara pouco dinâmica fazem realçam-nos ainda mais bem como a qualquer gesto ou expressão que surja na cena.


Tom Waits e Iggy Pop
(Somewhere in California)

Alfred Molina e Steve Coogan
(Cousins?)

Roberto Benigni e Steven Wright
(Strange to Meet You)

Jack e Meg White
(Jack Shows Meg His Tesla Coil)

GZA, RZA e Bill Murray
(Delirium)

Steve Buscemi, Joie Lee e Cinqué Lee
(Twins)

Cate Blanchett
(Cousins)


Cate Blanchett como sua prima
(Cousins)

Gostei do filme, mas não me admiraria se muita gente não gostasse. É um bocado parado, mas os diálogos mirabolantes compensam largamente. Agora tenho de explorar o resto do legado de Jim Jarmusch.

13bly