Wednesday, July 1, 2009

Betão Armado

Não deixa de ser curioso que no dia a seguir a ter feito um exame de Estruturas de Betão 2, pensando que tinha arrumado o assunto por uns tempos, veja um filme (que ando há muito para ver) que se chama "Betão Armado".


Tekkon Kinkreet é o título do filme e significa, em japonês,"betão armado". Este filme conta a história de dois orfãos, Kuro e Shiro (que significam respectivamente preto e branco), que sobrevivem como marginais em Treasure Town e da sua luta para ficarem juntos e salvarem a cidade dos mafiosos que a querem tomar de assalto.

A animação de Tekkon Kinkreet é muito fluída e o colorido é incrível. Se a isso somarmos os muitos neons e antenas, as ruas labirínticas a fazer lembrar as favelas brasileiras e uma mistura de culturas que resulta em edifícios arquitectónicamente ricos o resultado é um ambiente fantástico e uma cidade única.

A habitual dualidade bem/mal, luz/escuridão, dia/noite, preto/branco, yin/yang (...) está bastante demarcada neste filme. Ambos os personagens principais são, aliás, quase como que uma manifestações físicas disto (veja-se o nome deles) complementando-se um ao outro.


Tekkon Kinkreet é visualmente estonteante, os personagens são interessantes e a história cativante. É um excelente filme a colocar junto dos grandes filmes anime da história.

13bly