Friday, July 3, 2009

Man of Aran

As ilhas de Aran situam-se na costa oeste da Irlanda e são conhecidas tanto pela sua geologia inóspita, excessivamente rochosa e com enormes escarpas, como pela dureza do clima e pelo mar revolto. Apesar de todas as adversidades, a subsistência é possível fruto da grande capacidade de adaptação do Homem. Não será uma vida fácil, mas sobrevive-se.

O documentário de 1934, Man of Aran retrata a dura vida das famílias que vive nessas ilhas e sendo um documentário mudo, apoia-se muito na banda sonora para amplificar o seu impacto.
Recentemente uma nova banda sonora foi criada para acompanhar este filme. A pedido, a banda British Sea Power recriou a banda sonora de Man of Aran tendo inclusivamente interpretado os temas enquanto o filme era projectado, tocando assim a banda sonora ao vivo.

Num estilo post-rock (que eu desconhecia nestes rapazes) a fazer lembrar os Sigur Rós (talvez por também estes fazerem uma espécie de banda sonora para a ilha algo inóspita que é a Islândia), os British Sea Power conseguem transmitir, a cada faixa, a carga emocional adequada às imagens fazendo assim justiça ao filme.

Confesso que não era grande apreciador do trabalho dos British Sea Power, mas depois de Man of Aran vou olhar para eles de outra forma.

13bly