Sunday, September 13, 2009

Home Box Office

Mais conhecido por HBO, o Home Box Office é um canal de televisão americano de ficção. A sua programação é feita de filmes e séries de sucesso essencialmente originais. A HBO é amplamente reconhecida como uma das melhores produtoras de séries de TV sendo que eu me atreveria a entregar-lhe o galardão de "A Melhor Produtora de Sérias de TV" sem pensar duas vezes.

A HBO parece ser uma autêntica fábrica de grandes séries produzindo clássico atrás de clássico em contraste com outras produtoras que têm investido em séries comerciais de sucesso generalizado (ainda que provisório pois ao fim da segunda temporada já ninguém as atura conduzindo a um desfecho precário e apressado).

Encontro-me actualmente vidrado em Oz (já devorei 4 temporadas que correspondem a 5 porque uma tinha o dobro da duração habitual), mais uma das excelentes séries do cartório desta produtora, e que me levou a escrever este post. Será preciso relembrar alguns dos títulos do catálogo da HBO para se perceber a sua inequívoca qualidade?
Pois bem, se calhar nunca estabeleceram esta ligação entre as séries e a produtora, mas reparem na lista:
Ainda não vi cerca de metade dessas séries, mas gostei sinceramente das que vi. Passando à frente a fantástica mini-série, Angels in America, já aqui confessei que The Wire é a minha série favorita e acrescento agora que é seguida de perto pelos Sopranos, Oz e Carnivàle (que infelizmente foi cancelada precocemente). As restantes ainda não vi mas há um certo consenso na sua qualidade e, uma coisa que não pode ser negada, muitas destas produções marcaram gerações e épocas da televisão de uma forma muito mais profunda do que a maioria das séries produzidas por outros canais se pode gabar de ter feito.

Obrigado HBO pelas magníficas séries que produzes!

13bly