Thursday, February 18, 2010

Ai destino, ai destino! *

destino

s.m.
combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável;
situação resultante dessa combinação;
emprego, aplicação;
fatalidade;
direcção;
lugar a que se dirige alguém ou é dirigida alguma coisa.

Destino
é ainda o resultado da colaboração entre Walt Disney e Salvador Dali.


Iniciado em 1946, o projecto ficou em suspenso durante mais de 50 anos até que Roy Edward Disney (sobrinho de Walt) o desenterrou das profundezas dos cofres da Disney enquanto trabalhava em Fantasia 2000. Durante os próximos anos os estúdios franceses pegaram nos desenhos da storyboard original e começaram a materializar o que Disney, Dali e ainda o artista John Hench tinham idealizado meio século antes.

A intenção de Roy Disney era terminar o filme para incluí-lo em Fantasia 2006, mas esse projecto acabou por ser cancelado aguardando-se ainda nos dias de hoje o lançamento oficial da curta metragem. Por todos estes contratempos, Destino gozou de uma exposição pública limitada sendo apenas exibido num número reduzido de festivais (teve inclusivamente nomeado para o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação) ou exposições de Dali. Está no entanto finalmente confirmado o seu lançamento em DVD em conjunto com um documentário que retrata a relação entre Walt Disney e Salvador Dali para o decorrente ano de 2010.


Nos cerca de 6 minutos de Destino é-nos contada a história de um amor trágico entre uma jovem mortal e Chronos, o Deus do Tempo. Com uma música e animação dentro dos excelentes padrões clássicos a que a Disney nos habituou e com o estilo surrealista de Dali, Destino é um autêntico doce visual.
Face a esta pequena pérola apenas me resta perguntar que outros tesouros perdidos não estarão escondidos nos cofres da Disney?

13bly

*desculpem, não resisti a citar o grande Tony Carreira.