Wednesday, February 17, 2010

Discos do Baú nº2

Para o segundo Disco do Baú escolhi Tom Waits. Este é um dos meus músicos de eleição e, por isso mesmo, estarei bastante mais à vontade com o tema do que estava quando falei de Coltrane. No entanto, nem tudo são rosas e desta vez a principal dificuldade não residiu no estilo musical mas antes em escolher qual, dos muitos (diferentes, mas ainda assim excelentes) álbuns de Waits haveria de seleccionar.

Algo dividido também entre o Rain Dogs e o Blood Money acabei por eleger Heartattack and Vine por, para além de ser um dos meus favoritos, ser também um ponto de viragem na carreira de Waits. Heartattack and Vine foi o último álbum lançado pela editora Asylum e seria também o último com características "mais tradicionais" antes de mergulhar em experimentalismos e se reinventar com Swordfishtrombones.

HEARTATTACK AND VINE
Tom Waits (1980)

Género - Blues ?
Editora - Asylum
Duração - 43:42
Faixas - 9
  1. Heartattack and Vine (4:50)
  2. In Shades (4:25)
  3. Saving All my Love for You (3:41)
  4. Downtown (4:45)
  5. Jersey Girl (5:11)
  6. 'Til the Money Runs Out (4:25)
  7. On the Nickel (6:19)
  8. Mr Siegal (5:14)
  9. Ruby's Arms (5:35)
Apesar de ser EXTREMAMENTE difícil definir o estilo de Waits, eu diria que a grande influência de Heartattack and Vine e de grande parte da sua obra até aí (com excepção de algumas baladas 'choronas' e de algumas músicas com claros rasgos de jazz) será o blues.

O álbum começa com a faixa que lhe dá o nome. Heartattack and Vine é o ponto de partida para esta viagem noctívaga. A percussão e o contrabaixo marcam um compasso lento que define o ambiente algo decrépito que se viverá nalgum bar manhoso situado no cruzamento de duas ruas. Essa percepção é intensificada pela a voz esforçada do próprio Waits que quase faz doer a garganta só de ouvir. A faixa seguinte é instrumental e, não sendo genial, é bastante agradável e encaixa que nem uma luva no ambiente descrito anteriormente. Adequadamente baptizada de In Shades, esta música reforça o ambiente sombrio de bar pouco frequentado. Ao fundo ouvem-se alguns sons de pessoas a conversar dando a impressão de estar a ser tocada por uma qualquer banda no bar manhoso já referido.

Nada transmite melhor os sentimentos de um amor perdido do que Waits sentado ao piano. Saving All My Love for You e Ruby's Arms (que fecha o álbum brilhantemente) são dois dos melhores exemplos disso. Tanto a nível musical como lírico Waits consegue transportar para este disco toda a carga emocional associada a um desgosto amoroso.
Já que falo das baladas, Jersey Girl é a segunda de Heartattack and Vine, mas desta feita, ao invés de se apoiar numa melodia de piano, esta música busca inspiração no country tradicionalmente americano, fazendo lembrar o estilo de Bruce Springsteen (que uns anos mais tarde viria inclusivamente a tocar esta música). Pessoalmente, a par de 'Til the Money Runs Out esta será a faixa que menos gosto mas, importa dizer que, tanto uma como a outra dificilmente podem ser consideradas más...

Downtown, é a música mais dançável do álbum e aparece 'ensanduichada' entre duas baladas (Saving All My Love for You e Jersey Girl) garantindo ao mesmo um certo equilíbrio. O mesmo se passa com Mr.Siegal que, com um toque bem regado a whisky procura levantar um pouco o ânimo após On the Nickel - a faixa mais deprimente de Heartattack and Vine.
Penso que o álbum termina da melhor forma, não só com Ruby's Arms que é, adequadamente, uma balada de despedida, mas também com as duas músicas que a antecedem que são, para mim, as melhores deste disco.

Heartattack and Vine é bem equilibrado entre baladas e faixas mais agitadas. É também um excelente legado e ponto final de uma fase de Waits pré-Swordfishtrombones.

13bly