Saturday, February 13, 2010

Duas bandas: a desenhada e a de música

Ultrapassada uma fase de actividade académica mais intensa, é com um enorme prazer que 'regresso à actividade' aqui no 13bly. Sei que tenho umas rubricas em atraso (nomeadamente dois filmes da série y e uma mixtape), mas o que me leva a escrever aqui hoje é a última edição da excelente iniciativa Optimus Discos.

Depois de alguns lançamentos de grande qualidade como os EPs de Mazgani, Linda Martini ou Tiguana Bibles entre outros (e acreditem que haveria mais alguns a destacar) eis que, os You Can't Win, Charlie Brown têm finalmente a oportunidade de editar também um EP.
O nome é uma clara alusão aos clássicos Peanuts de Charles M. Schulz e a sua música reflecte também um pouco do espírito das aventuras de Charlie Brown e companhia. Na formação desta banda lista o nome de David Santos, também conhecido nas lides musicais pelo seu projecto a solo: Noiserv. Foi aliás graças a ele que cheguei até aos Charlie Brown e me perdi na sua música. Gostei do que ouvi no myspace, acompanhei o progresso da banda no Festival Termómetro, onde chegaram à final e, agora posso finalmente posso leva-los comigo para todo o lado no mp3.

A sua sonoridade lembra-me muitas vezes Patrick Watson graças a uma certa melancolia melódica, às vozes e coros com algum eco e a estruturas pop nem sempre lineares. Essas semelhanças são particularmente notáveis em Melódica, Sad Song e em The Song Below. Já outras faixas como a Little Beam têm uma estrutura pop mais tradicional, bem mais acessível, lembrando por vezes The Shins na boa disposição que transmite ou até mesmo Fleet Foxes com os jogos de voz.

Esta é sem sombra de dúvidas uma banda à qual vou ficar atento e cujo álbum ficarei a aguardar com bastante expectativa. Dito isto, resta apenas dizer que este EP, bem como todos os outros das séries Optimus Discos, está disponível para download gratuito aqui.

13bly