Saturday, April 10, 2010

Fusos horários

Muito falados nos dias que correm, os Black Bombaim são uma das bandas do momento no panorama musical português. Vêm de Barcelos e praticam aquilo que muitos classificam de stoner-rock ou rock psicadélico e estiveram ontem no Passos Manuel a apresentar o seu mais recente trabalho - Saturdays and Space Travels. Infelizmente, sobre o concerto em si, nada posso dizer... mas já lá vamos.

Antes de começar a "descascar forte e feio" queria agradecer ao blog vai uma gasosa? que, com o apoio da Lover & Lollypops, lançou um passatempo que me permitiu ganhar um bilhete para o referido concerto dos Black Bombaim e o respectivo EP homónimo.
Então e porque é que não posso falar do concerto? Muito simplesmente porque me fartei de esperar pelo seu começo. Como se pode comprovar pela imagem promocional, o espectáculo estava agendado para as 22h, no entanto, já eram quase 23h30 quando a minha paciência esgotou e me vim embora.
Não sei se a culpa é da Lovers & Lollypops, do Passos Manuel ou das bandas mas, seja ela de quem for, um atraso desta ordem de grandeza é, para mim, inaceitável até num concerto de rock.

Não peço obviamente o mesmo rigor a que assisti ontem na porta ao lado quando diversas pessoas chegaram ao Coliseu em cima da hora com bilhetes na mão e já não lhes foi permitida a entrada... Apesar de tudo, um atraso de quase uma 1h30 (talvez mais, não sei) parece-me francamente exagerado. Atrasos de cerca de meia hora são toleráveis, mas considero qualquer coisa acima disso como falta de respeito pelo público, seja qual for o espectáculo.

Compreendo que, ao organizar qualquer espectáculo, surgem imprevistos mas esses podem ser comunicados ao público prevenindo-o para potenciais atrasos. O que aconteceu ontem pareceu-me, no entanto, um pouco mais grave. O concerto, como já disse, estava agendado para as 22h, mas o espaço do Passos Manuel só abriu às 22h30, a bilheteira/loja de merchandising só foi aberta às 23h e, quando me vim embora, perto das 23h30, ainda não tinham aberto a sala de espectáculos. Efectivamente não parecia haver grande vontade de cumprir o horário anunciado...

Outra questão que me chateia um bocado é a incoerência que por vezes surge entre os horários anunciados e os "efectivos". Vejamos o que aconteceu neste caso: o poster do concerto e a página do Passos Manuel, que servem para promover o espectáculo, dizem que o mesmo começa às 22h mas os bilhetes já dizem 22h30 (mesmo considerando esta hora o atraso é exagerado).

Da última vez que me aconteceu uma incoerência deste tipo perdi cerca de 15 minutos de concerto e uma das minhas músicas favoritas (dessa vez foi mais grave porque o espectáculo estava previsto para mais tarde). Será assim tão difícil garantir que o horário anunciado é o mesmo que vem impresso nos bilhetes? Não me parece...

13bly