Tuesday, May 25, 2010

"Where are we going?" | "Let's go find out."

Antes de avançar demasiado nesta 'crítica' quero deixar bem claro que achei o último episódio de LOST um dos momentos mais brilhantes de televisão a que já assisti.
Sem entrar em pormenores acerca do que aconteceu ou deixou de acontecer devo dizer que, principalmente a segunda metade do episódio foi altamente emocionante (no sentido de ter estado por diversas vezes no limiar das lágrimas e não no sentido de estar agarrado à cadeira ou a roer as unhas). A mecânica utilizada para o desenlace final não terá sido o mais original de sempre, no entanto, a forma como ela foi materializada foi um grande exemplo de pura mestria poética e pareceu-me um fim bastante adequado para os personagens que nos foram apresentados há 6 anos e que passaram por tanto para chegar aquele momento.

Do ponto de vista do desenvolvimento de personagens e do destino final das suas viagens, o meu indicador de satisfação está bastante próximo dos 100%. Estou, no entanto e apesar do excelente episódio, um pouco desapontado por não terem surgido respostas a algumas perguntas mais basilares da mitologia LOST. Não entrei no último episódio à espera de ver uma longa lista de perguntas e respostas e acho que muitas delas não necessitam de resposta, no entanto também não contava que o grande mistério da ilha (que foi afinal pano de fundo de 6 temporadas) fosse, na prática, ignorado.
LOST sempre foi uma série centrada nos personagens mais do que nos mistérios da ilha em si, disto não tenho dúvidas. No entanto a ilha e os seus mistérios 'faziam também parte do elenco' e ao dedicar a totalidade do último episódio aos personagens sem prestar quaisquer esclarecimentos acerca da ilha faz com que muitos dos momentos da série pareçam quase perdas de tempo. Depois de tantos mistérios, enigmas e segredos, no último episódio, os criadores querem fazer-nos crer que a série sempre foi SÓ sobre os personagens.

Seria com certeza difícil encaixar essas respostas num episódio tão carregado de emoção como o de Domingo sem o estragar e, para todos os efeitos, o mais provável é que essas respostas fossem insatisfatórias (seria sempre impossível agradar a toda a gente). Apesar do episódio brilhante o travo a amargo pela ausência de algumas respostas é inevitável.

13bly