Wednesday, May 26, 2010

Série Ípsilon XIII - L'Esquive

Depois de alguns posts mais dedicados ao pequeno ecrã, voltei à 7ª arte procurando terminar esta demanda a que me propus. Assim, sem saber do que tratava, peguei no filme que pelos vistos foi o grande vencedor dos prémios César de 2003 - L'esquive, do realizador tunisino Abdellatif Kechiche.
L'esquive retrata algumas das vicissitudes do amor que são, neste caso específico, algo agravadas pela imaturidade dos intervenientes. Krimo namorava com Magalie que, no início do filme, põe termo à relação entre os dois. No seguimento do fim dessa relação, Krimo acaba por se apaixonar por Lydia, sua amiga de infância.

De forma a impressionar e conquistar Lydia, Krimo arranja forma de se inserir na peça de teatro que esta e alguns amigos estavam a encenar no contexto das aulas de francês. A peça, do dramaturgo francês Pierre de Marivaux, era Le Jeu de l'Amour et du Hasard (O Jogo do Amor e do Acaso) e aquilo que achei mais interessante no filme foram precisamente os paralelismos ou antíteses entre os personagens do filme e os da peça de teatro que encenam.
O que mais salta 'à vista' neste filme é a constante tagarelice e gritaria das raparigas. Essas muitas e longas cenas chegam a ser irritantes de tanta gritaria sem sentido. A isso junta-se uma história algo insossa e pouco estimulante e o que se obtém (para mim) é um filme que não passa de sofrível apesar de alguns pormenores de realização interessantes.

Ponto da situação
I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X -2 Days in Paris

XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People (2)
XV -Europa
XVI - Land of Plenty (2)
XVII - Yadon Ilaheyya (2)
XVIII - The Station Agent (2)
XIX - L'Enfant (2)
XX -The Magdalene Sisters (3)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve | (3) Ainda não lançado
13bly