Tuesday, June 22, 2010

Discos do Baú nº5

Fausto Bordalo Dias - também conhecido simplesmente por Fausto - é um dos nomes mais influentes da história da música portuguesa. Lançou o seu primeiro disco (homónimo) em 1970 e nestes já 40 anos de carreira construiu uma discografia sólida e consolidou uma posição de destaque de entre os mais ilustres músicos de Portugal.

Fruto do ambiente político que se vivia na época (tanto no período pré 25 de Abril como nos instáveis anos que lhe sucederam), Fausto infundia as suas canções com grande conotação política fazendo essencialmente canções de intervenção. Aos poucos, no entanto, a sua música foi ficando esteticamente mais cuidada e plantou dessa forma a semente daquilo que viria a ser conhecido como Música Popular Portuguesa. Essa semente germinou, desenvolveu-se e, com Por Este Rio Acima (1982), floresceu.

POR ESTE RIO ACIMA
Fausto (1982)
Género - Tradicional portuguesa
Editora - CBS
Duração - 76:29
Faixas - 9+7
  1. É o mar que nos chama (2:45)
  2. O barco vai de saída (3:47)
  3. Porque não me vês (5:13)
  4. A guerra é a guerra (4:27)
  5. De um miserável naufrágio que passámos (3:05)
  6. Como um sonho acordado (6:05)
  7. A ilha (4:42)
  8. A voar por cima das águas (3:56)
  9. Olha o fado (3:56)
  1. Por este rio acima (4:58)
  2. O cortejo dos penitentes (6:21)
  3. O romance de Diogo Soares (5:34)
  4. Navegar, navegar! (4:08)
  5. O que a vida me deu (3:40)
  6. Lembra-me um sonho lindo (6:28)
  7. Quando às vezes ponho diante dos olhos (7:37)

Por Este Rio Acima teve (e tem) tamanha importância no desenvolvimento da música portuguesa que quase seria pertinente questionarmo-nos sobre o que teria sido dela sem ele. Essa questão é apenas uma forma engraçada de reforçar o impacto deste álbum pois, obviamente, qualquer resposta efectiva a essa pergunta seria meramente especulativa e um simples exercício de pura adivinhação e, portanto, uma perda de tempo

Este disco é uma longa viagem, uma grande epopeia marítima de Portugal ao Oriente - digo marítima porque  ao contrário do que o nome do álbum poderá indicar, quase todas as  faixas do disco incluem alguma referência ao mar. Assim, a cada faixa e cada referência a viagens, mar, navios e marinheiros Fausto evoca o período dos Descobrimentos lembrando, julgava eu, Os Lusíadas. Ao pesquisar um pouco sobre o álbum, apercebo-me que Por Este Rio Acima efectivamente foi inspirado num grande épico literário mas contrariamente ao que pensava, esse não foi o ex-libris de Camões. Ao que parece Fausto inspirou o seu trabalho na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto que, por circunstâncias várias, acabou por ser tornar num a obra um pouco negligenciada em detrimento d'Os Lusíadas.

Apesar de narrar viagens a terras longínquas, Por Este Rio Acima está bem enraizado na tradição portuguesa, raízes essas que vão mais fundo do que a temática. Pautado por cavaquinhos, guitarras portuguesas, adufes, coros e outros instrumentos tradicionais, o folclore tem neste disco uma presença muito forte transportando para os nossos ouvidos ecos bem definidos do Portugal rural.
"De um miserável naufrágio que passámos" ou "A voar por cima das águas" lembram ranchos e arraiais enquanto que com "Olha o fado" - cujo nome não é deixado ao acaso - se respira um agradável cheirinho a fado.
Ao longo dos dois discos que compõem o álbum encontram-se temas aparentemente festivos e que ficam no ouvido como "A guerra é a guerra" e "Navegar, navegar!" e também baladas introspectivas e carregadas de saudade, aquele sentimento tão português, como "Como um sonho acordado" e "Lembra-me um sonho lindo". Por Este Rio Acima é um álbum completo, quase perfeito a meu ver (ou talvez deva dizer ouvir).

Fausto é um dos grandes nomes da música portuguesa que surgiram de certa forma no contexto político do regime Salazarista. Nessa época desenvolveu-se uma espécie de 'geração de ouro' inspirada por Zeca Afonso. Desses, importa destacar Sérgio Godinho e José Mário Branco com quem Fausto trabalhou por exemplo na gravação do último trabalho de Zeca Afonso quando a doença não lhe permitiu conclui-lo sozinho e com quem partilhou recentemente o palco com o projecto 3 Cantos.

Muita coisa se pode dizer sobre Fausto e Por Este Rio Acima mas uma coisa é unânime - a sua enorme importância para a música portuguesa. É difícil imaginá-la sem a influência deste disco.

13bly