Wednesday, June 23, 2010

(X por Y)^21 | Para tempos de crise


Abaixo pode ver-se uma excelente recriação de um dos famosos discursos de Howard Beale no filme Network (1976)  utilizando, de forma dinâmica, as próprias palavras de revolta que o pivot veterano debitou em directo. O filme é de 1976, mas a verdade é que parece passar-se nos dias de hoje - Howard Beale é um profeta para os nossos tempos.

X= Discurso de Network;Y= As próprias palavras;

Para quem não conhece, Network (1976) é um grande filme! Trata-se de uma sátira de cortar a respiração. O filme dispara em tantas direcções que é difícil não nos envolvermos e reconhecer, nas suas críticas, algo de nós próprios. O mais interessante é que, mais de 30 anos depois, Network é hoje mais actual e relevante do que nunca - a influência e exploração dos média, a importância das audiências sobre tudo o resto, a alienação do povo em tempos de crise...

As representações e o argumento são magistrais e a Academia parece concordar pois, no seu ano, Network arrecadou os Oscars de Melhor Actor e Actriz Principais, Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento Original. Os discursos de Howard Beale (personagem principal brilhantemente desempenhada por Peter Finch) tornaram-se lendários e são frequentemente referenciados em diversos outros filmes, documentários ou diversos programas de televisão. Há poucos filmes assim! 

13bly