Thursday, June 3, 2010

Iguais mas tão diferentes

Para promover uma da suas televisões e demonstrar o potencial cinematográfico da mesma, a Philips contactou a Ridley Scott Associates e desafiou cinco realizadores emergentes a fazer cada um a sua curta metragem com total liberdade de estilo ou género mas com a restrição de utilizar APENAS as mesmas 6 linhas de diálogo. Assim, sob o lema "There are millions of ways to tell a story,. There's only one way to watch one.", nasceu Parallel Lines.

1. The Gift, por Carl Erik Rinsch - Em menos de 5 minutos Carl Erik Rinsch criou um mundo futurista de ficção científica - muito inspirado no universo de Half-Life (o videojogo) - e conta uma história entusiasmante. Este é aliás o filme curta com maior potencial de desenvolvimentos futuros e já despoletou uma pequena guerra pelos seus direitos. É considerada por muitos como o próximo Distrito 9 que, recorde-se, também nasceu de uma curta metragem.

2. El Secreto de Mateo, por Greg Fay - Esta é a curta mais emocionante e realista (apesar da aura de magia) das cinco. Greg Fay conta a história de uma pequena menina cega e de como o seu irmão cuida dela e lhe alimenta a fantasia. El Secreto de Mateo é a minha favorita.

3. DarkRoom, por Johnny Hardstaff - Uma história de espionagem num universo futurista e dotado de tecnologias muito avançadas. Visualmente excelente, nesta curta a história funciona quase como um complemento e portanto acaba por, na minha opinião, não funcionar tão bem.

4. Jun and the Hidden Skies, por Hi-Sim - A quarta das cinco curtas é uma aventura mágica apenas possível na imaginação das crianças. Apresentada numa animação 3D não muito impressionante esta foi talvez a curta metragem que menos impacto me causou.

5. The Hunt, por Jake Scott - Esta é a curta mais simples e directa tanto a nível de história como de visual. Dois amigos vão à caça mas coisas não correm como planeado e a situação inverte-se. Parece-me ser a curta que, dissociada das outras quatro, menos força tem para se sobreviver por si mesma.

13bly