Monday, August 2, 2010

Televisão épica - The Pillars of the Earth


Quem é que sabia que estava a ser feita uma mini-série dos Pilares da Terra? Eu sabia (fruto de um pouco de pesquisa quando escrevi este post), não fazia era ideia que a produção estava tão adiantada. Neste caso, 'adiantada' é um eufemismo para 'já está a ser transmitida'. Esta adaptação da história épica de Ken Follet terá o total de 8 episódios, 3 dos quais já foram para o ar.

Passando os olhos pela lista das pessoas envolvidas neste projecto, saltam à vista dois produtores executivos - Ridley Scott (Alien, Blade Runner) e Tony Scott (Top Gun, True Romance) que, descobri agora, são irmãos.
O elenco é na sua grande parte desconhecido, ou pelo menos não muito famoso visto que apenas reconheci algumas caras e, na maior parte dos casos, não consegui localiza-las. Neste caso específico, dada a dimensão da obra e a complexidade dos personagens, isto é sem dúvida um ponto a favor até porque os castings foram na sua grande parte acertados. Aliás, não me consigo lembrar de uma adaptação mais perfeita em termos de casting - o responsável merece um prémio chorudo no salário. Para além disso os desempenhos  dos actores que interpretam os personagens mais relevantes têm sido excelentes.

Transportar toda a grandeza da obra d'Os Pilares da Terra para o pequeno ecrã seria uma façanha quase impossível mas, pelo que já vi (2 episódios), devo dizer que esta adaptação está melhor do que julgava possível. John Pielmeier (argumentista) fez um trabalho brilhante na transição do best-seller e não tenho nada a apontar ao trabalho de Sergio Mimica-Gezzan (realizador) apesar de que, imagino que seja um pouco difícil para quem nunca leu a obra acompanhar o novo ritmo mais acelerado de eventos e perceber todas as pequenas nuances nos personagens criados por Ken Follet.


The Pillars of the Earth é, sem sombra de dúvidas, um dos eventos televisivos do ano e não deve de forma alguma ser perdido. Ainda assim, não ficaria com a consciência tranquila se não deixasse aqui o conselho de primeiro ler a obra e só depois ver a série. Se alterarem a ordem dos factores duvido que a experiência seja tão agradável.

13bly