Wednesday, October 27, 2010

epipháneia

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.
Sabem quando estão a ouvir uma música, já a conhecem e até nem estão a prestar particular atenção mas como que por magia parece que se acende uma luz e a música em causa parece ganhar outra dimensão e soar (ainda mais) maravilhosamente bem? Eu chamo a esta sensação 'epifania' e, nos últimos tempos tem-me acontecido com bastante frequência.

Esta (que podia perfeitamente estar no mp3 de Deus) foi a última:



Estava eu a meio de uma tarde de trabalho quando, por puro acaso, o shuffle do meu mp3 me presenteia com Rock'n'Roll Suicide do grande David Bowie. Esta música incrível está incluída no aclamado álbum de 1972 - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, por sinal um dos meus favoritos (se não mesmo o favorito). Parei o que estava a fazer por uns minutos (a duração da música) e simplesmente desfrutei com um sorriso nos lábios. Verídico.
13bly