Thursday, October 28, 2010

Vidas aceleradas


O que se passa neste mundo e na vida das pessoas? Dizes isto pode ser um cliché completo mas tem o seu quê de verdade - a maior parte das pessoas não vive, sobrevive. O ritmo do dia-a-dia muitas vezes não permite mais do que realizar tarefas básicas de subsistência e uma repetir rotinas de forma mecânica.

Não se apreciam as chamadas 'coisas boas da vida' (sejam elas pequenas ou maiores um bocado) e está-se numa constante corrida contra o tempo. Entre transportes públicos e filas de trânsito não sobra espaço para quase nada tamanho é o frenesim acelerado de casa-trabalho e trabalho-casa. As comparações com animais como ovelhas, formigas ou abelhas é também por si um lugar-comum mas um que se torna cada vez mais inevitável.

E porquê pegar neste assunto agora? Por isto:

Aloe Blacc protagonizou mais um fantástico Concert a emporter da Blogotheque. Com a sua banda interpretou algumas faixas do seu repertório e ainda uma de Bill Withers. Os locais são variados, desde o meio da rua até uma espécie de café e aos corredores do metro. Foi precisamente nestes últimos que fiquei um bocado incomodado com o que vi.

O metro é o meio de transporte por excelência para deslocações no interior de uma grande cidade. Os corredores das estações são portanto zonas de passagem para muita gente ocupada e cheia de compromissos inadiáveis.
Será esse o caso da grande maioria das pessoas? Será que a maior parte não tem três minutos para dispensar? Serão os compromissos dessas pessoas tão inflexível que não lhes permitam chegar 3 míseros minutos atrasados? Ou será que o stress já lhes está tão entranhado que nem pensam nessa possibilidade?

A verdade é que fiquei verdadeiramente (mal) impressionado com a quantidade de pessoas que, a passo apressado, nem sequer de relance olhou para Aloe Blacc ou para a sua banda. Ouvir esta brilhante interpretação de You Make Me Smile era coisinha para alegrar o dia a qualquer um mas, sem se parar um minuto, os dias continuarão cinzentos.

13bly