Tuesday, November 30, 2010

Como?! Importa-se de repetir? - Músicas de Natal

Com o aproximar-se do Natal as ruas das cidades (este ano nem todas) enchem-se de luzes e de música. O frio que já se faz sentir dá o toque final a esta imagem familiar que é ver as pessoas agasalhadas a passear na rua carregadas de sacos (mais uma vez - este ano nem tanto) com o nariz avermelhado e a exalar vapor pela boca.

Hoje em Famalicão, num curto percurso de casa ao carro, respirei um pouco desse cheirinho a Natal na forma da música que se faz soar nas ruas. Qual será a música que caracteriza tão bem o Natal e me provocou esta nostalgia? Não, não foi nenhum dos clássicos como White Christmas, Jingle Bells, ou Winter Wonderland. Não, também não foi a Last Christmas nem tão pouco a Do They Know It's Christmas ou a Santa Claus is Coming to Town.

Foi, nem mais nem menos do que The House of Rising Sun, na famosa versão dos The Animals. Mas atenção que não faço este post em tom de queixume - até porque esta é uma grande música e sei bem que pode tornar-se bastante incómodo passar o dia todo ao som das típicas músicas de Natal (que talvez estejam guardadas mais lá para meados de Dezembro). Apesar de tudo, não deixa de ser estranho, nesta quadra natalícia, ouvir tocar na rua uma música que descreve uma casa de má vida de Nova Orleães.

13bly