Tuesday, December 14, 2010

Viagens cósmicas - Gala Drop @ CCVF (11/12/10)

Sábado foi uma noite de decisões. Gala Drop ou Owen Pallett? Os primeiros acabaram por ser os escolhidos mas não por motivos musicais (visto que são radicalmente diferentes e aprecio os dois). Os factores preço, proximidade e companhia foram decisivos para, mais uma vez, perder um espectáculo de Owen Pallett (até há pouco tempo conhecido como Final Fantasy). Mas esqueçamos por agora o canadiano e concentremo-nos nos Gala Drop.

Nunca ouviram falar neles? Está mal mas, infelizmente, é compreensível. A música transcendente deste (agora) quarteto lisboeta tem gerado mais burburinho 'lá fora' do que neste nosso Portugal. O seu mais recente EP (Overcoat Heat) é publicado pela americana Golf Channel Recordings e tem-lhes valido muitos comentários positivos em blogs e imprensa especializada internacional.

Desde o início da sua carreira que os Gala Drop estão uns passos largos à frente de tudo o que é feito por cá e nem além-fronteiras é fácil encontrar um som que se 'equipare'. Embora nos últimos anos tenham sido feitos notáveis progressos na aceitação e propagação destas correntes musicais a sala do CCVF estava imerecidamente vazia como que provando que efectivamente Portugal ainda não está preparado para estas sonoridades.
O som hipnótico dos Gala Drop soou no CCVF e o seu efeito foi de tal ordem intenso que alterou por completo a minha percepção do tempo. Quando o espectáculo chegou ao fim olhei incrédulo para o relógio perfeitamente convencido de que o concerto teria começado uns quinze minutos antes. Mas não, afinal já tinha passado uma hora. Na falta de palavras melhores (sitno-me incapaz de descrever a música dos Gala Drop) é este o elogio que deixo a Afonso Simões, Guilherme Gonçalves, Nelson Gomes e Tiago Miranda - soube a muito pouco e teria ficado ali mais um par de horas a viajar com a sua música como veículo.

Os Gala Drop tocam 'ontem' a música de 'amanhã' e se 'hoje' isso ainda não lhes é totalmente reconhecido, talvez um dia lhes venham a dar razão. Espero estar cá para ver!

13bly