Tuesday, July 5, 2011

Admirável caixinha de ritmos - Bobby McFerrin @ Pav. Multiusos (03-07-2011)


No âmbito de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, o Pavilhão Multiusos de Guimarães recebeu no passado Domingo o enormíssimo talento de Bobby McFerrin - uma verdadeira lenda viva que nunca pensei sequer ver ao vivo. Sim, é aquele castiço do Don't Worry, Be Happy - um tema cujo sucesso é ainda hoje tão grande que quase condena McFerrin a um dos mais injustos rótulos one-hit wonder de que já vi.


Com um domínio de voz quase sobre-humano, Bobby McFerrin é um verdadeiro génio musical e, sem precisar de recorrer a palavras é também um mestre comunicador. Um espectáculo de Bobby McFerrin transcende então qualquer patamar de um 'simples' concerto de música, é uma experiência humana na qual a barreira entre o artista e o público se torna difusa. Sem qualquer tipo de cenário, jogo de luzes ou instrumentos - Bobby McFerrin apenas se serviu de uma cadeira e um microfonoe - a intimidade é notável. Para além disso, uma vez que todos são convidados a participar, quase se pode dizer que não há espectadores e que McFerrin 'apenas' assume o papel de intermediário, de maestro de uma enorme orquestra humana. Aliás, para além de fomentar a participação da plateia, Bobby convidou mesmo vários elementos do público a partilhar o palco com ele, ora para cantar ao desafio, ora para dançar, ora para incorporar um coro improvisado dirigido por ele.

O estilo de Bobby McFerrin é uma espécie de beat-box melódico mas com uma flexibilidade tal que num só espectáculo foi capaz de tocar/cantar blues e música clássica, belas baladas como Blackbird e Over the Rainbow e temas mais acelerados e carregados de soul como Drive ou ainda cânticos tribais africanos e gospel carregado de sentimento... Um sem número de facetas distintas, todas elas igualmente impressionantes na forma com que Bobby McFerrin controla a sua voz. Apesar de todo este talento e versatilidade, em vez de dar um concerto para o público, Bobby McFerrin dá um concerto em conjunto com este. Dessa forma o palco transforma-se num espaço de partilha e o público, esse tão sorridente quanto o próprio Bobby, mostra-se ávido por participar e dar o seu contributo para uma noite memorável.

Obrigado Bobby por um dos espectáculos mais marcantes a que já assisti! Até uma próxima oportunidade!

13bly

P.S. - Já fiz e refiz este post umas três vezes e não consigo colocar em palavras o que realmente quero dizer acerca deste concerto marcante. Fica então um vídeo com um dos melhores momentos do concerto que deverá deixar qualquer um elucidado acerca do que perdeu.