Tuesday, July 19, 2011

XXV Fotograma - Lição de Direito


Apesar da sua filmografia extensa, até à data, ainda só vi dois filmes de Sidney Lumet. Diga-se de passagem que estes dois filmes foram mais do que suficiente para saber que Lumet não é um qualquer realizador de cinema. Afinal, importa dizê-lo, esses filmes foram nada mais nada menos que Network (1976) e, mais recentemente, a sua sublime primeira grande obra: 12 Angry Men (1957).
fotograma
s. m.,
cada imagem fotográfica de um filme;

12 ANGRY MEN

Os doze homens em fúria a que o título do filme alude são os elementos de um júri encarregue de decidir a culpa ou inocência de um jovem acusado da morte do seu pai - é importante referir que, caso seja declarado culpado, a sentença será inevitavelmente a morte. Após o julgamento (ao qual o espectador não chega a assistir), os doze homens fecham-se numa sala contígua à de audiências afim de decidir então o destino do jovem acusado.

Todo o filme se desenrola naquele espaço confinado no qual estes doze homens cumprem o seu dever cívico. Com o desenrolar a discussão, as provas vão sendo rebatidas, as opiniões vão-se formando e alterando e o espectador consegue quase visualizar o julgamento ficando a par de todos os pormenores de interesse. Aos poucos, tal como os próprios personagens, também o espectador vai formando a sua opinião chegando ao final com um quase incomodativo sentimento de remorso (vá em relação a esta última parte apenas posso falar por mim).

12 Angry Men é um exercício fantástico não só de cinema e uma verdadeira lição de Direito e até de cidadania e moral. Um filme imperdível, tal como Network.

13bly