Saturday, September 10, 2011

Transcendência - Six Organs of Admittance @ Culturgest, Porto (09-09-2011)


Six Organs of Admittance é Ben Chasny e Ben Chasny é nada mais nada menos que um génio da guitarra com capacidade de deitar cá para fora dois belíssimos álbuns por ano. Na verdade ainda não conheço bem o seu trabalho - a noite de ontem foi praticamente o meu primeiro contacto com a arte do norte-americano - mas digo já que irei mergulhar de cabeça na sua extensa discografia (já lá vão mais de 20 trabalhos editados).

Chamam-lhe neo-folk, dizem que tem laivos de drone e psicadelismo, fala-se nisto e naquilo mas, etiquetas à parte, se há coisa que a música que Ben Chasny tece delicadamente com os seus dedos é, essa coisa é "assombrosamente bela". Six Organs of Admittance apela à introspecção, a um refúgio num mundo onírico desligado da realidade. É uma música que, com ou sem intenção tem uma carga espiritual muito forte e transborda emoção. É capaz de transportar qualquer pessoa a um estado de relaxamento elevado e a sentir-se em sintonia consigo próprio.




Na Culturgest do Porto, com algum mérito do espaço, o concerto ganhou uma dimensão quase sobrenatural. O chão de mármore, o enorme pé direito, as colunas dispostas em círculo, a clarabóia colorida bem como a ausência de um palco e toda acústica da sala transporta os espectadores para um local místico, um local de culto, uma espécie de templo da música. Apesar de tudo o maior mérito dessa viagem interior tão intensa não terá sido da sala. Se há uns grandes culpados por esta quase-sessão de meditação transcendental - este sonho colectivo - esses são Ben Chasny, o seu talento e a sua música. Durante aquela hora não se pensou em nada; durante uma hora o mundo 'lá fora' deixou de existir e pode simplesmente desfrutar-se da genialidade de um indivíduo que tem a coragem de partilhar esse génio com o mundo.
Amén, Ben Chasny, amén!

13bly

P.S. - Importa ainda dizer que, para além de ser um músico de excelência, Ben Chasny é um dos responsáveis por levar Carlos Paredes além-fronteiras. A reputada editora Drag City que tem no seu catálogo nomes como Six Organs of Admittance, Scout Niblett, Will Oldham, Joanna Newsom ou Bill Calahan irá em breve juntar o nome do exímio guitarrista português a essa lista ao reeditar todos os seus trabalhos.