Saturday, September 3, 2011

(X por Y)^31


X= Space Oddity; Y= História Infantil

Em 1969, um ano depois da estreia de 2001: A Space Odyssey, David Bowie lançou Space Oddity. Nem o título nem a temática do single - com o mesmo nome - serão coincidências. Space Oddity (a música, não o álbum) é a história de Major Tom, um corajoso astronauta que parte em missão para o espaço mas que, por dificuldades técnicas não regressa.

Quem haveria de se lembrar de adaptar esta deprimente história para crianças? Andrew Kolb, that's who. O canadiano pegou nas palavras de Bowie, ilustrou-as e materializou assim esta história numa espécie de mini banda desenhada. Ainda não há versão física do livro e mesmo a versão para download está neste momento suspensa por questões legais. Felizmente que no youtube já existe uma versão que combina a música com as ilustrações.


Agora resta esperar que Kolb consiga superar os entraves legais e publicar a sua obra numa versão física. Vale ainda a pena espreitar a página de Andrew Kolb e explorar um pouquinho mais do seu trabalho.

13bly

P.S. - A título de curiosidade acho engraçado que Andrew Kolb se tenha lembrado que 2001: A Space Odyssey foi inspiração para Bowie e tenha desenhado o Major Tom com um fato muito semelhante ao utilizado no filme (principalmente na cor e na forma do capacete).