Friday, March 16, 2012

#§&#%!!!! - The Jon Spencer Blues Explosion @ Hard Club, Porto (14/03/2012)

Se há uma palavra que pode caracterizar bem a música e energia de Jon Spencer essa palavra é mesmo 'explosão'. Blues Explosion é portanto um nome que, usando linguagem popular, faz a bota bater com a perdigota. Condenado por muitos pela sua abordagem não convencional ao blues mas enaltecido por outros tantos pela sua perspectiva inovadora, Jon Spencer desconstruiu um género e foi pioneiro nestas lides do 'blues-rock-javardo-a-rasgar' abrindo caminho para bandas como os White Stripes ou, porque não?, os Black Keys.

Aquilo a que se assistiu no Porto foi um concerto avassalador. Jon Spencer (com as suas melhores calças de cabedal), Judah Bauer e Russell Simins transportaram simultâneamente os estandartes do blues e do punk (embora o do blues tenha sido, infelizmente, relegado para segundo plano). Simplesmente imparáveis e, quase sem paragens para respirar, o trio despejou continuamente a sua electricidade suja sobre o público do Hard Club como se um tornado, ou melhor, uma explosão electrizante tivesse atingido o Porto.

Não há muitas bandas capazes de imprimir um ritmo tão acelerado e intenso durante todo o espectáculo. Sete anos depois da última actuação em Portugal, os Blues Explosion provaram uma vez mais e de forma categórica que ainda são uma delas.

13bly