Monday, May 7, 2012

Divindades lendárias - Black Bombaim @ Passos Manuel (04/05/2012)

O mau tempo não mete medo ao pessoal do rock. Prova disso é que, apesar da intempérie que tem assomado o nosso país, o Passos Manuel encheu-se de gente para receber os Black Bombaim e abanar a cabeça ao som do seu rock titânico de raízes stoner-psicadélicas.

O pretexto (se é que era preciso um) foi a apresentação de novos álbuns - em primeira linha, o épico Titans do trio barcelense e, em segundo plano, Arca d'Água, o novo disco de Jorge Coelho (convidado pelos protagonistas para abrir o palco). Infelizmente, quis o destino - irónico e caprichoso - que nesta espécie de festa de lançamento de dois discos, um contratempo no fabrico dos mesmos tivesse impossibilitado a sua venda. Foi pena. Depois do que se viu naquele palco, os discos teriam certamente vendido que nem ginjas.

Neste novo trabalho, Tojó Rodrigues, Ricardo Miranda e Paulo Senra (os titãs de serviço) tiveram a ajuda de alguns convidados de dimensão igualmente assinalável. Era imperativo, então, que também o concerto de apresentação de Titans contasse com a presença de algumas dessas ilustres personalidades. Foi isso mesmo que acabou por acontecer e, com eles, os Black Bombaim trouxeram Ghuna X (que já havia produzido Saturdays & Space Travels), Tiago Pereira (guitarrista dos Aspen) e Jorge Coelho que, depois de tocar no concerto de abertura, ainda se juntou ao trio em palco. Na verdade, algumas dessas participações pareceram pouco relevantes (nomeadamente Ghuna X e Jorge Coelho) mas, e ainda que tenha sentido a falta da voz calejada de Adolfo Luxúria Canibal e do saxofone do grande Steve Mackay (dos enormes Stooges), o espectáculo não foi menos avassalador por isso.

Os Black Bombaim são um exemplo de entrega e coesão e Titans - tanto em estúdio como em palco - demonstra uma enorme ambição de fazer mais e melhor. Portugal já é pequeno para eles - abram-se as fronteiras para estes rapazes pois, caso contrário, eles deitam-nas abaixo. Fica o aviso: ninguém pára os titãs! É essa a força tremenda dos Black Bombaim!

13bly