Tuesday, February 27, 2007

And the winner is...

Foi anteontem à noite a grande gala de entrega de prémios de cinema americanos. A septagésima nona edição dos Oscars, este ano apresentada pela controversa lésbica Ellen DeGeneres.

Desta feita os dois grandes candidatos eram Babel (em português Babel) e The Departed (em português Entre Inimigos).


Quero salientar antes de começar a dar opiniões que não vi todos os filmes que estavam a nomeados.

Começando pelos grandes colossos, Babel foi o grande derrotado da noite tendo apenas ganho o prémio de Melhor Banda Sonora Original das várias categorias para que estava nomeado (entre elas Melhor Filme, duas Melhores Actrizes Secundárias, Melhor Realizador...). Nem o galardão de Melhor Argumento Original levou como prémio de consolação.
Em compensação The Departed açambarcou praticamente tudo, Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Edição. Parece que a Academia quis recompensar o Scorcese por todas as suas outras obras que não saíram premiadas.

Pessoalmente apostava na vitória do Babel para Melhor Filme. Apesar de o The Departed ser um bom filme acho que o Babel merecia mais o prémio. De salientar que não vi dois dos nomeados (Letters From Iwo Jima e Little Miss Sunshine).

No que toca às categorias de Melhor Actor/Actriz Principal, foi uma noite "Real" com os prémios entregues, respecitvamente ao "Rei" Forest Whitaker pela sua interpretaçao em The Last King of Scotland e à "Rainha" Helen Mirren pela sua interpretação em The Queen.

The Last King of Scotland ainda não tive o prazer de ver e portanto não posso comentar, mas desde que vi o The Queen que fiquei sem dúvidas que seria este o vencedor (mesmo sem ter visto nenhum dos outros nomeados). A Helen Mirren está sublime!


Melhor Actriz e Actor Secundários não posso comentar pois não vi os filmes vencedores nem os restantes nomeados com a excepção das duas nomeações de Babel (que sinceramente nunca acreditei na vitória).

Quero realçar a vitória de Little Miss Sunshine na categoria de Melhor Argumento Original e a sua nomeação para Melhor Filme pois é raro uma comédia conseguir atingir esses galardões. Estou curioso para ver o filme.

Outro dos vencedores da noite foi o Pan's Labyrinth (El Laberinto del Fauno), filme espanhol realizado por Guillermo Del Toro. Este é de facto muito bom. Ganhou os prémios de Melhor Cinematografia, Maquilhagem e Direcção Artística. Foi uma surpresa agradável.

Creio terem sido estes os pontos altos da noite.

Falta-me apenas comentar o momento, diria, quase humilhante do prémio de Melhor Canção Original para o qual o musical Dreamgirls era o favorito (com 3 nomeações em 5 possíveis) mas que foi derrotado pelo documentário ambientalista do Al Gore: An Inconvenient Truth. Algo está profundamente errado quando um documentário vence a um musical na categoria de Melhor Canção...

Agora resta-me ver os nomeados e vencedores que ainda não vi e ir-me preparando para a gala do ano que vem.

Bons filmes!

13bly


No comments: