Thursday, February 15, 2007

The Wire

Ahhh!! É hoje que vou falar da melhor série que já vi!! Aliás, esta série não a vi, devorei-a!!

Esta série fala de investigação policial, mas investigação policial a sério, não uma coisa toda CSI(suck)ish. Assim à primeira vista não parece um tema que dê espaço a nada de novo ou original...

"Ahh ya mais uma séria acerca de um grupo de polícias que tem que prender maus-da-fita."


NÃO!!

Só vos digo, VEJAM!!

Esta série colou-me ao ecrã do primeiro ao último minuto das suas 4 (sim quatro!!) temporadas! Mal posso esperar pelo lançamento da 5ª e última que foi encomendada em Setembro do ano que passou.

Basicamente a série acompanha um grupo de indivíduos dos dois lados da lei. É mostrada a investigação e os esforços de alguns polícias, contra os próprios traficantes e contra a burocracia, para desmantelar "impérios" de droga ou de tráfico. Ao mesmo tempo são-nos mostrados os "maus-da-fita" e as formas como se esquivam de todas as tentativas que são feitas de os apanhar.

Se ainda assim não estiverem convencidos, ao mesmo tempo que decorre a acção é feita uma crítica a vários factores da sociedade ao mostrar-nos muitos dos seus podres. Em cada temporada desta série a mira é alargada abrangendo cada vez mais e mais aspectos da sociedade. Começa com as drogas, passa para a forma como as drogas entram no país, depois para a política, daí segue para o sistema educativo e vai culminar (na sua 5ª e última temporada) nos média e meios de comunicação social.

Se AINDA precisarem de mais motivos para ver esta série vejam por exemplo os personagens que são completamente brilhantes, quando dei por mim estava envolvido com eles, tanto os "bons" como os "maus", preocupava-me com o que lhes acontecia, torcia para que se dessem bem... são personagens que tão cedo não vou esquecer!

Outro dos pontos altos de "The Wire" é a banda sonora que é muito variada, desde hip-hop, a rock, passando por música tradicional irlandesa ou grega... Um ponto curioso é o facto de a só existir música na série se houver de facto algum emissor de música na cena (seja rádio de carro, boombox, música nalgum bar etc.). As músicas de abertura de cada season são várias versões de "Way Down in the Hole" que encaixam na mood dá série como uma luva.

Os diálogos são completamente geniais. É usada linguagem de rua, calão e palavrões a pontapés, mas afinal a série é um retrato do mundo actual portanto não podia ser de outra forma.

Não podia acabar esta crítica sem dizer que o Jimmy Mcnulty é um SENHOR.

13bly

P.S.- É tão bom escrever sobre coisas que nunca ninguém viu ou conhece...

P.S. 2 - Esta minha crítica NÃO faz justiça à série... mas tinha que escrever qualquer coisa! VEJAM!!

1 comment:

Anonymous said...

boa critica à serie!devias ser contratado por eles para promover a serie..assim podia ser que mais pessoas ficassem a conhecer a mm :D
eu n conheço mas qd tiver tempo irei ver..