Thursday, May 24, 2007

País de Bananas

Ai ai... isto hoje vai doer... vou falar em assuntos sensíveis que possivelmente irão gerar discórdia e até vou opinar acerca de política (ao que isto chegou).

Numa altura em que somos bombardeados por todos os lados por notícias desinteressantes, comentários inúteis e uma exposição exagerada do caso Maddie, parece que afinal há outros assuntos (mais importantes?) para debater.


Falo das contínuas gafes que o governo tem cometido. O Ministro Mário Lino lidera o pelotão com duas gafes num espaço de cerca de duas semana. Parece realmente empenhado em bater algum record do Guiness (coisa que os portugueses não resistem a fazer).
Falo obviamente da piadinha feita em público (numa conferência de imprensa) por esse mesmo ministro ao célebre caso da Independente (fazendo chacota descaradamente do líder do Governo do qual faz parte) e da sua fantástica comparação entre a Margem Sul a um deserto; falo de José Sócrates (Primeiro Ministro para quem não souber) que no rescaldo do famigerado caso Independente (e da polémica do seu próprio "curso") já foi comparado a George W. Bush (Portugal na vanguarda!!) com declarações do tipo:

"Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre..."

... falo do Ministro da Economia Manuel Pinho que veio hoje desmentir o que tinha dito apenas 3 (três) dias antes (!!!) uma vez que os postos de trabalho de que tinha falado estavam afinal ocupados; falo também da Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues que não encontra qualquer motivo para por em questão a direcção da DREN...
Estas são apenas as falhas que vêm a público (por entre dezenas de centenas de milhares de fotos da Madeleine e visitas religiosas dos seus familiares).



Errar é humano... mas o que é demais é erro... Note-se que todos estes exemplos que citei (menos um) se passaram esta semana!!


Não podemos esquecer as declarações de Almeida Santos em tom de justificação pelas palavras de Mário Lino relativamente à OTA e à Margem Sul. Nessas declarações, Almeida Santos admite alguma infelicidade na escolha de palavras de Mário Lino e aponta que a OTA será melhor que a Margem Sul porque esta segunda opção tem o (ÚNICO?!) inconveniente do risco de dinamitagem da ponte que seria necessária contruir para servir o aeroporto (já que hoje em dia o terrorismo é cada vez mais forte).



Como se isso não fosse suficiente as carreiras da função pública estão congeladas e vão começar a funcionar por um sistema de pontos, no qual só sobe na carreira quem tiver classificação Excelente. Esse sistema é semelhante ao de um video-clube em que nos dão um cartãozinho, que quando estiver cheio nos dá direito a alugar mais um DVD gratuitamente ou escolher um DVD entre os disponíveis (que já nem eles querem).



Voltando ao caso do
processo disciplinar movido ao professor Fernando Charrua por "delito de opinião". É impressão minha ou Portugal é um país onde a liberdade de expressão existe? É que tava com essa ideia... se for erro meu peço desculpa...
Tudo bem que o Salazar lá ganhou os grandes portugueses, mas estará o Governo assim tão desesperado por popularidade para trazer de volta a PIDE? ...
Sim, porque para além de não se poderem exprimir livremente, agora os funcionários públicos terão de se acusar uns aos outros para ganhar pontos (o DVD deve ser bom).

Não me parece que um homem deva ser condenado por dizer uma (ou duas) verdades, como foi o caso de Fernando Charrua. Ainda para mais a afirmação foi feita no local de trabalho sim senhora, MAS em tom privado com um "amigo" (é por estas e por outras que eu não quero amigos) ao contrário de outras situações que ocorreram com pessoas com bem mais responsabilidades do que ele e em frente a câmaras (continuem a ler).


Agora, analisando outros casos, serei o único a achar que estamos perante dois pesos e duas medidas? Ou será que a declaração jocosa (e PÚBLICA!!!!) de Mário Lino não deveria também ser castigada? Também ele estava em horário de expediente (imagino que uma conferência de imprensa oficial de um ministro seja considerada como tal).
E porque não também despedir todos os Gato Fedorento? Eles são funcionários públicos, na televisão do estado e fazem piadas acerca do governo... em horário de expediente (afinal aquilo é o trabalho deles)!!


Já agora, porque não intimidar toda a gente que tenha comentado acerca do caso (todo o país) e instalar um regime ditatorial?


Mesmo assim continuamos todos bem mais preocupados em ver fotos da Maddie que desperta muito mais a atenção do público em geral... Para os interessados, os pais revelaram hoje a última foto tirada à menina antes de esta ter desaparecido.
(eu podia continuar a falar na pequena Madeleine com AINDA mais ironia... mas acho que me vou abster disso)


Sem dúvida nenhuma que "estamos num país de bananas, governado por um filho da puta de um primeiro ministro".



... ao menos o P.L.N. está a chegar.

13bly

8 comments:

Unknown said...

Este homeme revoltou-se!:D
o Engenheiro Socrates é 1 otario e metade da populaão portuguesa tambem o é pq votou nele..queriam maioria aqui a têm..dp n venham pedir nada porque com maioria em Portugal corresponde a ter 1 regime democratico ditatorial!
Gostei do ar de perplexão do Senhor engenheiro aquando a confrontaçao da caso do professor à qual o mesmo so tinha conhecimento atraves dos media, media esse que estao sob seu controlo!enfim.. venh o P.L.N.!!

Lance said...

Revoltem-se caralho!!!!
Esta merda só lá vai à base da bomba!!!
Regime Anárquico.. já!!!!!
Foda-se temos um ditador paneleiro caralho!!!!

Quanto a esses gatos podres é encarceralos... cambada de comunas lampiões anti tripeiros de merda!!!!!

Unknown said...

e filhos da puta!:D
é melhor n falar muito q ainda vamos presos!

S.A. said...

realmete revoltado o futuro engenheiro...da FEUP...
e o socrates é pseudo engenheiro é o que da!!!!
mas maioria absoluta...nao se pode esperar muito mais de um pais bipartidário, sim porque os outros partidos existem como "lobby" ( nao quero afectar consciencias, mas é verdade). se pensar-mos bem os partidos que têm hipotese de chegar a formar governo sao 2, e andamos nos de 4 em 4 anos numa roda viva de exaustiva cobertura televisiva a umas eleiçoes que sabemos qual o partido vencedor. das duas uma: * o actual governo nao fez muito alarido com o eleitorado e vai ser mantido; ou * o partido de governo resolveu fazer reformas que (ate sao boas para o pais) provocam mudanças, e é logo trocado pelo outro, pq so fez asneiras...
hoje ja nao se voto conforme as convicções, a ideologia, os programas partidarios, mas sim naquele que distribuiu mais beijos repenicados no "Bulhau", que andou com mais crianças ao colo, que deu mais bandeirinhas para enfeitar qq coisa la por casa, ou simplesmente nao se voto no que fez asneira ou nao fez qq coisa de todo!!!

isto tudo so pra dizer que no "bananeiro" em bracara augusta se bebe mm bem ...

Sarinnha =)

Unknown said...

Anarchy Power :D:D

P.L.N. said...

Sex Pistols - ANARCHY in the UK

João Ruivo said...

O comment anterior n era suposto ter sido do PLN... mas prontos, tá feito! ^^

Unknown said...

ahahah