Monday, May 7, 2007

Queima das Fitas do Porto 2007

Começou no passado Domingo pelas 00h01 a grande Queima das Fitas que é a do Porto com a já tradicional Monumental Serenata.
Queima das Fitas esta, que como todas as outras é marcada por um elevado número de actividades académicas nas mais variadas áreas... mas ninguém quer saber disso, vamos masé às noites de folia.

O cartaz, este ano é, na minha opinião fraco, sem um único nome que eu possa dizer "Quero ir ver este concerto!", mas também verdade seja dita, eu sou esquisito e uma queima não é feita de concertos.

Nota-se, mais uma vez, falta de coragem por parte da FAP em apostar em nomes novos, entregando-nos todos os anos um cartaz quase igual ao do ano anterior com os tradicionais Xutos, Quim Barreiros, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, The Gift, Da Weasel etc... são sempre as mesmas caras, sempre as mesmas músicas, sempre a mesma coisa!!
Tudo bem que serão bons grupos (é discutível) e que até podem proporcionar um bom espéctaculo, mas acho que podiam tentar inovar um bocado.

Tantas boas bandas andam por aí à espera de oportunidades ou em início de carreira e nós levamos sempre com os mesmos dinossauros! Contratar estas bandas muito provavelmente saía mais barato, tornava o cartaz mais variado e inovador, fazia propaganda a novas bandas portuguesas (ao invés de não fazer nada de especial a estas que já estão consolidadas) e mais tarde quando essas bandas se tornassem famosas podiam-se gabar de terem ajudado a lança-las ou de já as ter tido no cartaz. Assim vão-se gabar de que?! "Já tivemos os Xutos 50 vezes na Queima!!" em vez de fazerem uma lista grande de nomes vai ser uma lista curta mas com o número de vezes que eles lá tiveram à frente!

Talvez alguns nomes menos conhecidos não apelassem tanto ao público em geral, mas, repito, uma queima (para a comunidade académica) não é feita de um cartaz e poucos são os que vão à queima só por causa da banda X ou Y. Isso pode acontecer com pessoal "de fora" que vai pra lá curtir os concertos, mas que eu saiba aquilo é um festival académico, feito por pessoal académico para pessoal académico portanto esses nem fazem assim tanta falta lá (por vezes até estragam ambiente).
Se calhar o dinheiro que poupavam ao contratar bandas menos famosas (e nem por isso piores) chegava bem para cobrir os bilhetes que não vendiam ao pessoal que vem de fora, mas isto sou eu a falar que não tenho conhecimento de números e sou um perfeito leigo.

Bem... ao menos não vai o Herman José outra vez... este ano temos o Fernando Pereira. Eu estou confiante que ele nos vá presentear com um bom espéctaculo devido à sua versatilidade e interactividade com o público, mas corta um bocadinho o espírito de "noite pimba".
Tragam de novo a Ágata (ou outra do género...), mas "Hermanes Joséses" é que não!!!

13bly

No comments: