Thursday, February 5, 2009

Amor, traição e... fantasmas vampíricos?

A magnífica sala do Theatro Circo recebeu ontem à noite a Companhia Nacional de Ballet da Moldávia e abriu as suas portas a uma multidão de gente que lá se dirigiu para os ver representar um dos grandes clássicos do bailado, Giselle.

Composto por Adolphe Adam este bailado narra, como não podia deixar de ser, a história de Giselle e de um amor não correspondido e de uma traição dolorosa. Algures no meio disto há espaço para um grupo de fantasmas vampíricos possuírem a pobre rapariga após a sua morte (o segundo acto é inteiramente dedicado a isto).

O primeiro acto trata de nos apresentar aos personagens e expor o drama. A paixão de Giselle por um Duque que se faz passar por camponês leva a que Hilarion (que nutria sentimentos pela protagonista) fique desfeito e procure desmascarar o seu rival.
Ao saber a verdade Hilarion precipita-se a contar tudo a Giselle e a descoberta de que o seu amado não só não era quem ela pensava como também estava já noivo de outra foi demais para ela e acabou por morrer com o coração destroçado.

O segundo acto foi, sem sombra de dúvidas, bem mais interessante do que o primeiro. Nele as Wilis (os tais fantasmas vampíricos) recebem Giselle após a sua morte como uma delas. Ambos os apaixonados de Giselle visitam a sua campa e ambos são condenados à morte pela rainha das Wilis. Giselle tenta ainda salvar o seu amado que, apesar de lhe ter destroçado o coração se arrependeu e lhe pediu desculpa. O impacto visual deste acto é bastante superior. O fundo escuro da noite contrasta com os vestidos claros e das Wilis e dá-lhes um aspecto quase etéreo.

Dentro dos meus modestos (eufemismo) conhecimentos de bailado clássico gostei do que vi. É uma forma de expressão diferente da que, no geral, estamos habituado mas não deixa de ser deslumbrante assistir a um espectáculo desta natureza.

Não digo que tenha ficado um adepto fervoroso da 'modalidade' mas é sem dúvida uma experiência será boa de repetir de longe a longe.

13bly

7 comments:

Rita said...

Deve ser muito bom o bailado :) eu vou ver stomp no coliseu :)

Renato_Seara said...

Longe a Longe...mas tu nao foste ja ver o Lago dos Cisnes...lol ninguem leva a mal que digas que viraste fa de bailados...nao tarde e tas a dancar o bailinho da madeira(nao tem muito a ver ao caso mas foi o primeiro que me veio a cabeça)...;)

ps:Mas caro Runcolho todos sabem a real razao de tu andares a frequentar esses sitios:)...acho que ficava bem uma introduçao do genreo eu e a...fomos ver o bailado...;))
Grande Abraço

João Ruivo said...

Rita: Por acaso esse tipo de espectáculos mais contemporâneos também deve ser fixes apesar não me puxarem tanto assim. Apesar disto ainda hei-de ir assistir a um.

* * *

Ren: Nop, não fui ver o Lago dos Cisnes, era pra ter ido mas não fui. Daí ter ido a este.

E quanto à razão de 'frequentar estes sítios'... o que tu queres sei eu!

Já fui a 'coisas' destas sem a Cristina portanto ela não será A razão para andar a 'frequentar estes sítios'. Neste caso é mais tipo um incentivo do que uma causa.

Fica sabendo que não fico por aqui, segue-se quiçá uma Ópera já que também nunca assisti (ao vivo) a uma.

Abraço palhaço! :P

Unknown said...

viste a ópera em Viena!e estava cheio o auditório!!


Acho bem a tua atitude de querer conhecer sempre mais e fazer a "cultivação" pessoal..
Agora, para quem nunca viu, pagar 30€ é um bocado puxado.. digo eu;)

João Ruivo said...

Daí ter posto 'ao vivo' dentro de parentesis. Ver uma projecção não é a mesma coisa.

E quanto ao preço por acaso foram 25€ e não 30. Não digo que seja barato, mas acho que foram bem dados. É preferível pagar 25€ por uma coisa de qualidade em que fiques satisfeito do que 10e ou 15€ por um espectáculo medíocre.

Todos sabemos que o preço para este tipo de cultura é puxadote. Mas por isso é que também não é uma coisa para se ir todos os dias.

Luís Bateira said...

Quando forem mandem msg seus panascas.. xD que eu 'obrigo' a.. a ir também.. =)

Renato_Seara said...

20 25 euros...a "cultura" fica cara...
Mas esta dentro do normal o preço praticado ate porque um bailado e uma opera envolvem sempre mais gente na equipa de que um concerto de uma banda, logo e como e necessario pagar a toda gente o preço do bilhete e mais caro...o que e aceitavel...
De resto e a velha questao entre um bife mal confecionado por 15 euros e um bem confecionado por 25 fodam-se la os 10 euros que eu quero e comer bem!!!;)

ps: Me mente que eu gosto(imagina joao eu a dizer te isto ao ouvido com sotaque brasuca)...;)