Sunday, July 5, 2009

"This is a joke. This is all a joke."

Lembram-se de quando estava super entusiasmado com o filme Watchmen? [1] [2] [3]

Pois bem, esse entusiasmo já há muito morreu, foi-se esvaindo aos poucos, mas a verdade é que à primeira oportunidade (ontem), vi o filme.

Não retiro uma linha ao que disse anteriormente. Watchmen prometia ser a melhor adaptação de sempre de uma banda desenhada e cumpriu. As pequenas liberdades e desvios da história original são completamente plausíveis, e mesmo 'o acontecimento' (o culminar de toda a história que foi profundamente alterado) consegue atingir, digamos, os mínimos olímpicos de satisfação sem desvirtuar a mensagem final.

O filme está recheado de pequenos bom-bons para os fãs da graphic-novel, pequenas coisinhas insignificantes que demonstram bem o carinho e empenho que foram investidos no filme. Desde cartazes publicitários a graffitis nas paredes, panfletos e revistas em bancas de jornais, velhas fotografias e outros adereços... tudo estava cuidadosamente colocado para a delícia dos fãs.
Devido, precisamente, a todos estes pormenores, a cena que mais gostei do filme foi mesmo a sequência de créditos de abertura que é constituída por imagens do passado contando a história dos vingadores mascarados em geral.

Se tenho algum motivo de queixa sobre o filme (para além do sotaque do Veidt, mas isso já é ser picuinhas) é que me pareceu bastante óbvio descobrir quem era 'o cabecilha' por trás das mortes, mas quanto a isto, dou o benefício da dúvida pois pode efectivamente ter sido por eu já saber e por portanto estar atento a todas as mais pequenas dicas.

De referir também a banda sonora irrepreensível (com a excepção de uma versão de Bob Dylan pelos My Chemical Romance nos créditos finais) com as grandes músicas que são referidas na obra original e as maravilhosas composições de Philip Glass.

Watchmen é sem sombra de dúvidas um bom filme e uma excelente adaptação que eu aconselho SÓ a quem não fizer tenções de ler a graphic-novel original. Quem tiver intenção de lê-la que o faça ANTES de ver o filme!

13bly