Wednesday, September 9, 2009

Estilo Inconfundível #3

 Há já alguns anos que admiro o trabalho de Banksy, mas depois de ver algumas das suas obras no muro que separa Israel da Palestina este post tornou-se inevitável.


Frequentemente político e quase sempre polémico, assim é Banksy, uma espécie de guerrilheiro que faz da arte a sua arma. As suas obras são maioritariamente grafitis de rua, mas as suas 'armas' podem também ser desenhos, pinturas, esculturas, complexas instalações ou actos verdadeiramente impensáveis.



A sua luta é quase sempre contra 'o poder' ou 'a autoridade', são frequentes imagens a ridicularizar polícias e militares ou até a própria rainha de Inglaterra. As suas obras polémicas envolvem muitas situações embaraçosas para com as forças de segurança, seja na forma de homossexualidade, abuso de autoridade ou actos banais do dia-a-dia, o certo é que Banksy é uma espécie de pedra no sapato de muita gente.



Mas as suas causa são também humanitárias (geralmente em defesa das crianças) realçando muitas vezes a hipocrisia de algumas instituições internacionais, os contrastes entre culturas ou o circo mediático à volta de certas situações. A guerra é mais uma vez o seu alvo preferido, mas nesta área Banksy ataca ainda fortemente o capitalismo e consumismo.


Já algumas figuras públicas foram alvo das investidas de Banksy. Um exemplo disso é Paris Hilton que aquando do lançamento do seu álbum de música (?) viu alguns dos seus discos serem substituídos nas prateleiras das lojas por versões discretamente adulteradas do mesmo de forma a que fossem comprados por engano. Reza a lenda que nenhum dos discos adulterados foi devolvido ás lojas.
Banksy já entrou também em jardins zoológicos e museus de renome (como o Louvre, o Tate ou o museu Britânico) deixando mensagens nas jaulas dos animais ou obras suas penduradas lado a lado com a de outros grandes nomes da arte.
Actualmente Banksy tem a sua própria exposição cheia de complexas instalações e obras fascinantes no museu de Bristol. Exposição essa que também não teve livre de polémicas pois foi organizada em segredo.


Mas a mensagem de Banksy não é só de protesto, humor ou 'bota-abaixismo'. Há também, na sua obra, a sua dose de esperança e de inconformismo. Quase todos os grafitis do muro da Palestina, para além do óbvio protesto, transmitem uma esperança de que o muro um dia seja derrubado e o inconformismo e espírito batalhador está presente em todos os seus trabalhos.




Uma outra característica que gostaria de salientar (e que já foi vista nalgumas das amostras anteriores) é que, não raras vezes, Banksy aproveita-se do que já lá está, dando-lhe o seu toque final e produzindo poderosas mensagens ora humorísticas ora de indignação e protesto.


Há quem veja estas obras como actos de vandalismo ou partidas de mau gosto. Eu prefiro 'catalogar' isto como arte.

13bly