Wednesday, February 29, 2012

Estou na lua, não me chateiem que eu agora estou na lua!

Le Voyage Dans La Lune (1902), apesar dos seus curtos 14 minutos, é um filme cheio de méritos: é um dos maiores clássicos da sétima arte, é um dos pioneiros na área da ficção científica e dos efeitos especiais e possui ainda uma das imagens mais reconhecíveis de sempre - quem não conhece a imagem da lua com o foguetão no olho?


Das duas versões magicadas por Georges Méliès na altura (uma preto e branco e uma outra a cores pintada à mão) só uma se pensava ter sobrevivido até aos dias de hoje. Felizmente que, em 1993 e apesar do mau estado de conservação, se descobriu uma cópia perdida na Filmoteca de Catalunya. Em 1999 iniciou-se um meticuloso processo de restauro que terminou em 2010. Foi essa versão que foi exibida no Festival de Cannes do ano seguinte acompanhada por uma nova banda sonora da autoria dos franceses Air. O resultado dessa parceria pode ser visto acima e foi precisamente daí que nasceu também o novo álbum dos Air, adequadamente baptizado de Le Voyage Dans La Lune - nas lojas desde o início de Fevereiro.

13bly

Tuesday, February 28, 2012

epipháneia x

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.

Passava da meia noite. Depois de um dia de trabalho a viagem já pesava. Para trás tinham ficado mais de 600 quilómetros e pela frente ainda tinha quase 60. Na rádio ouviram-se as primeiras batidas de The Magic e, de repente já não me sentia tão cansado nem a perspectiva do caminho que me faltava percorrer me parecia tão tortuosa.



The Magic é muito provavelmente o tema mais divulgado de Joan as Police Woman e, sei-o agora, é também a companhia perfeita para uma viagem nocturna. A batida é certeira e entrou facilmente na cabeça não chegando a ser tão forte que martele na cabeça de alguém que vá cansado. Foi claramente a música certa para o momento certo.

Não fosse isto por si suficiente para encaixar The Magic nesta rubrica, o refrão contagiante ficou comigo mesmo depois do tema terminar e acompanhou-me durante o resto da viagem. Melhor ainda: no dia seguinte quando acordei, fi-lo bem disposto e a cantarolar "I’m looking for the magic, I’m feeling for the right way out of mind. Looking for the alchemy to release me from that maze I am making myself.".

13bly

Sunday, February 26, 2012

mixtape número cento e dois

  • Beck - Cellphone's Dead
  • The Flaming Lips - Watching the Planets
  • Nice Weather for Ducks - Duck Tales
  • Ry Cooder - Lord Tell Me Why
  • Sharon Van Etten - Magic Chords
  • Shlohmo - Wen Uuu
  • Sisikyou - Never Ever Ever Ever Again
  • Tennis - Take Me Somewhere
13bly

Friday, February 24, 2012

Remisturar é viver

PART 1: The Song Remains the Same

PART 2: Remix Inc.

PART 3: The Elements of Creativity

PART 4: System Failure




aqui falei de Everything is a Remix, uma produção de Kirby Ferguson que versa sobre a criatividade do ser humano e a originalidade de conteúdos e ideias em geral.

Esta série de quatro partes chegou este mês ao fim e fê-lo em grande forma. Kirby expandiu horizontes novamente e levantou diversas questões pertinentes não só relacionadas com o mundo artístico mas com as mais variadas indústrias ou o mais banal dos quotidianos. Tal como os três primeiros episódios que lhe antecederam, vale a pena ver este último capítulo com muita atenção.
13bly

Wednesday, February 22, 2012

Brevemente • Dirty Three - Toward The Low Sun

TOWARD THE LOW SUN
DIRTY THREE




1 - Furnace Skies
2 - Sometimes I Forget You’ve Gone
3 - Moon on the Land
4 - Rising Below
5 - The Pier
6 - Rain Song
7 - That Was Was
8 - Ashen Snow
9 - You Greet Her Ghost


Warren Elis, Mick Turner e Jim White são nomes grandes do mundo da música. Individualmente cada um destes cavalheiros é um músico exímio com um currículo invejável Estes senhores já partilharam por diversas vezes o palco com nomes como Nick Cave, Bill Callahan, PJ Harvey, Cat Power ou Bonnie 'Prince' Billy. Quando se juntam os três assumem o nome de Dirty Three e são capazes de produzir música difícil de descrever por palavras mas capaz de me levar à lua e de me deixar lá a flutuar no vazio. São poucas as bandas que se podem gabar de tanto.



Ocean Songs (1998) é um dos meus álbuns de eleição. Agora, cinco anos depois do seu último trabalho editado (um disco homónimo de 2005), os Dirty Three regressam com Toward the Low Sun - desde já um forte candidato a disco favorito ano. Toward the Low Sun está já disponível para pré-escuta no Canal 180 e deverá ser conferido ao vivo no Optimus Primavera Sound lá mais para o meio do ano. Os Dirty Three foram aliás um dos maiores motivadores da minha compra antecipada do bilhete - mal posso esperar!

13bly

Tuesday, February 21, 2012

(X por Y)^35 - Puppy Love


X
Y
A DAMA E O VAGABUNDO
(desenho animado)
por

A DAMA E O VAGABUNDO
(na vida real)
13bly

Monday, February 20, 2012

Lobos à solta - Norberto Lobo & João Lobo @ CCVF, Guimarães (18/02/2012)

Norberto Lobo é uma mente em ebulição. Nem a sua melódica carreira a solo nem a sua faceta mais turbulenta (com os Tigrala) ou a mais experimental tanto com os Norman como com os München lhe chegam para escoar a sua criatividade. Para aquelas coisas que não conseguiu encaixar em nenhum dos seus projectos, o talentoso guitarrista português convocou João Lobo, baterista radicado em Bruxelas, amigo de infância de Norberto e seu companheiro de banda nos München e nos Norman. O álbum que irá reunir essas experimentações chamar-se-á Mogul de Jade e só deverá sair lá para o final do ano. Entretanto, a dupla já mostrou o trabalho de casa em dois concertos especiais - um no Teatro Maria Matos e outro no Centro Cultural Vila Flor.

Lobo & Lobo Lda.


Os Lobos andaram realmente à solta em Guimarães. Libertos de qualquer convenção musical Norberto e João 'uivaram' em sintonia no pequeno palco do Café Concerto do Vila Flor. Foram muitas as trocas de sorrisos cúmplices entre os dois e notava-se que estavam realmente a gostar daquilo que faziam. Ainda assim, pareceu-me a mim que o concerto se perdeu demasiado nos experimentalismos abstractos. Houve bons momentos com aproximações ao jazz e também salpicos de rock com uma ou outra pitada de um condimento oriental aqui e ali. As melodias incríveis de Norberto também deram um arzinho da sua graça mas foi tudo demasiado rápido. No geral senti que faltou uma linha condutora ao espectáculo, algo que unisse os pontos soltos e lhe desse coesão. Teria preferido um espectáculo com uma abordagem mais directa como a que se ouve acima no tema Bragança - tema que foi para mim um dos melhores da noite de Sábado (com o toque feminino das 'inocentes' Cristina Alfaiate e de Mariana Ricardo que se juntaram aos 'vorazes' Lobos no palco).

Não conhecesse eu minimamente o percurso de Norberto Lobo e talvez catalogasse este concerto/projecto de pretensioso - alguns o terão feito certamente quando abandonaram o espectáculo a meio. Não faço esse julgamento em parte pelo enorme respeito que sinto pelo músico e também porque não me parece de todo que Norberto tenha atitudes snobs desse género - parece-me, isso sim, que Norberto é 'simplesmente' um músico prolífero que tem mais ideias do que as que consegue por em prática, com todas as coisas boas e más que daí possam advir.

13bly

Sunday, February 19, 2012

mixtape número cento e um

  • Andrew Bird - Danse Carribe
  • Black Lips - Drugs
  • Dirty Three - Rising Below
  • The Flaming Lips - Race for the Prize
  • Joe Tex - The Love You Save (May Be Your Own)
  • John Talabot - Estiu
  • Norberto Lobo & João Lobo - Bragança
  • The Rapture - Miss You

13bly

Saturday, February 18, 2012

Se Deus tivesse um mp3... [31 e 32]

... de certeza que estas músicas estariam lá!


So rid of all your stories.
What I know, what it is, is boring – wire it up!
Now breaking new ground!

Bon Iver - Perth

And at once I knew,
I was not magnificent.
And I could see for miles, miles, miles.

Bon Iver - Holocene
13bly

Thursday, February 16, 2012

Depois do histerismo de ontem,

... um olhar mais atento para o cartaz do Optimus Primavera Sound!




Depois daquele espasmo de felicidade por finalmente poder ver os Flaming Lips, reparei que talvez tenha cometido uma injustiça perante os muitos e excelentes artistas que também figuram no cartaz do Optimus Primavera Sound. Aqui vai a redenção de um fanboy.

Não sou grande fã ou conhecedor de Björk mas, mesmo sem ter achado muita graça ao seu álbum mais recente, este é um espectáculo pelo qual estou entusiasmado. Para além da islandesa, também Wilco, Spiritualized e, apesar de já os ter visto, Yo La Tengo, são concertos que dificilmente deixarei escapar. Apesar disso e ainda do primeiro lote de confirmações, as bandas com as quais fiquei verdadeiramente radiante foram os Explosions in the Sky e os Dirty Three - antecipo com muita expectativa estes dois concertos-viagem.

Depois há uma série de nomes que, apesar de não me entusiasmarem tanto irão certamente dar espectáculos de encontro ao meu gosto. Refiro-me a Atlas Sound, Beach House, Gala Drop, Rufus Wainwright, Shellac e Yann Tiersen. Para além destes há aqueles nomes dos quais conheço muito pouco mas sobre os quais tenho lido bons comentários e que portanto irei explorar até lá - falo de Black Lips, Death Cab for Cutie, John Talabot, The Rapture ou Saint Etienne.

Nisto, apercebo-me agora, acabei de reescrever o cartaz quase na sua totalidade. Se isto não é um prenúncio para um grande festival, não sei o que será.

13bly

Wednesday, February 15, 2012

Chegou a Primavera!!

Deixem-me só destacar ali o 17º nome da lista para os mais desatentos:
13bly

Tuesday, February 14, 2012

Hello, is it me you're looking for?

ou "Como fazer um post em condições no malogrado dia dos namorados."



13bly

Sunday, February 12, 2012

mixtape número cem

  • Air - Lava
  • Hanni el Khatib - Come Alive
  • knxledge - LetMeHaveUrHeart
  • Nice Weather for Ducks - 2012
  • Panda Bear - Last Night at the Jetty
  • Rocket - Tipp-Topp
  • St. Vincent - What Me Worry?
  • Wilco - Dawned on Me

13bly

Thursday, February 9, 2012

Brevemente • Lambchop - Mr. M

MR. M
LAMBCHOP

1 - If Not I'll Just Die
2 - 2B2
3 - Gone Tomorrow
4 - Mr. Met
5 - Gar
6 - Nice Without Mercy
7 - Buttons
8 - The Good Life (is Wasted)
9 - Kind Of
10 - Betty's Overture
11 - Never My Love

Quatro anos depois de OH (Ohio) (2008) os Lambchop de Kurt Wagner regressam aos discos. Mr. M é já o 11º registo da banda e estará disponível ao público ainda em Fevereiro mas diz-se que já por aí anda um leak do álbum. A banda de Nashville é conhecida pelo seu registo country pouco convencional e por ir buscar influências a muitos outros géneros.



A primeira amostra é este If Not I'll Just Die, também o primeiro tema do álbum. Aqui, muito graças à orquestração, Kurt Wagner afasta-se do registo country e aproxima-se de um crooner clássico tornando-se uma espécie Frank Sinatra dos dias de hoje. Mr. M corre sérios riscos de ser um dos meus álbuns favoritos do ano.

13bly

Tuesday, February 7, 2012

(X por Y)^34 - The great scream in the sky

X
Y
O GRITO
de Edvard Munch
por
(e vice-versa)
THE GREAT GIG IN THE SKY
dos Pink Floyd

“I was walking along a path with two friends – the sun was setting – suddenly the sky turned blood red – I paused, feeling exhausted, and leaned on the fence – there was blood and tongues of fire above the blue-black fjord and the city – my friends walked on, and I stood there trembling with anxiety – and I sensed an infinite scream passing through nature.
- Edvard Munch, 1893
13bly

Friday, February 3, 2012

Brevemente • Andrew Bird - Break It Yourself

BREAK IT YOURSELF
ANDREW BIRD

1 - Desperation Breeds…
2 - Polynation
3 - Danse Caribe
4 - Give it Away
5 - Eyeoneye
6 - Lazy Projector
7 - Near Death Experience Experience
8 - Behind the Barn
9 - Lusitania
10 - Orpheo Looks Back
11 - Sifters
12 - Fatal Shore
13 - Hole in the Ocean Floor
14 - Belles

Pois é, Andrew Bird, o violinista/multi-instrumentista assobiador mais famoso do mundo vai lançar novo álbum. O sucessor de Noble Beast (2009) irá chamar-se Break It Yourself e, conhecido já o alinhamento, salta à vista Lusitania, um tema certamente dedicado a Portugal. Sabendo à partida que o Homem Pássaro raramente desilude a coisa promete.



Depois de dois bonitos teasers (#1, #2), Eyeoneye é a primeira amostra completa do sexto disco de originais do músico norte-americano. Break It Yourself é um dos lançamentos que aguardo com mais expectativa e será certamente um álbum para conferir em Março (ou até mais cedo em caso de leak - esperemos que sim).

13bly

Thursday, February 2, 2012

Pontos de vista

De cima para baixo

D'Os Tenenbaums a Rushmore e até ao Fantástico Mr. Fox, o realizador Wes Anderson tem vindo a colocar-nos repetidamente na posição do personagem dos seus filmes. Um utilizador do Vimeo (kogonada) compilou agora a maior parte desses momentos num único vídeo.
Dos objectos

Sendo uma das melhores séries de sempre, Breaking Bad criou o seu próprio estilo. Uma das suas "imagens de marca" é colocar o espectador do ponto de vista de objectos relacionados com a cena. Mais uma vez, kogonada compilou a maior parte dessas cenas e o resultado está à vista.

13bly

Wednesday, February 1, 2012

Se Deus tivesse um mp3... [30]

... de certeza que esta música estaria lá!


The first moment you hesitate you better ask yourself why.
Don't you wait until it's too late, until something inside has died.

Jamie Lidell - Game For Fools
13bly