Wednesday, January 5, 2011

"Mea Culpa" ou "Cabeça de Alho Chocho"


OK, admito... este ano* desleixei-me mesmo no que ao cinema diz respeito (pelo menos em termos de novos lançamentos). O pior é que, apercebo-me agora, o meu 'post balanço do ano de cinema' está muito despido e 'sinto-me mal' por isso.
Ao ver algumas listas de 'melhores do ano' fui-me lembrando de filmes que, ora por distracção, ora por já lá ir algum tempo, tinham ficado esquecidos. Para além disso, não posso deixar de dizer que, nesse post, sinto que talvez tenha sido um demasiado duro com alguns filmes - falo de Shutter Island e Toy Story 3.

Vamos por pontos senão não me oriento.

  • Ainda agora me pergunto como me posso ter esquecido de falar em The Illusionist, a nova animação de Sylvain Chomet com argumento de Jacques Tati. É 'só' dos filmes pelos quais estou mais ansioso - é obra ter-me esquecido! [trailer]
  • E depois, como não falar no visualmente espantoso Enter the Void de Gaspard Noé? Principalmente depois de ter gostado tanto de Irréversible... Enfim, não há mesmo desculpa! [trailer]
  • Ou, apesar das críticas pouco positivas, como é que não falei em Monsters - a pequena maravilha independente (orçamento: cerca de 15.000 dólares) que aparenta ser uma espécie de cruzamento entre Distrito 9 e Cloverfield pela qual esperei ansioso mas que ainda não vi? [trailer]

  • Outra falha grave foi esquecer-me de mencionar a brilhante estreia de Banksy na cadeira de realizador. Para mim, Exit Through the Gift Shop foi 'só' um dos filmes mais esperados do ano e, ao contrário de outros, não desiludiu.
  • Fiquei na dúvida se deveria ter falado em Un Prophéte, A Single Man e Das Weisse Band, respectivamente de Jacques Audiard, Tom Ford e Michael Haneke. Pensava que seriam filmes de 2009 mas vi-os nalgumas listas de 2010. De qualquer das formas, independentemente do seu ano apenas vi o primeiro (e é altamente aconselhável) estando os outros dois em destaque na minha lista.
  • Haverá com certeza muitas mais obras que valem a pena referir mas, por agora, já me sinto mais em paz com a minha consciência e portanto fico-me por aqui.

13bly

P.S. - Só para que fique registado, no 'post balanço do ano de TV', também me esqueci de falar em toda a polémica Conan O'brien / NBC, mas essa é uma falha que não me pesa tanto na consciência.

* ainda não me habituei a dizer 'no ano passado'