Monday, August 29, 2011

Festival Paredes de Coura 2011 - Dia 1


Chegou enfim o primeiro dia oficial de festival e com ele chegou também o concerto mais aguardado desta edição - os Pulp. Mas desengane-se quem pensa que o primeiro dia se poderia resumir a esse concerto - no dia 18 de Agosto houve mais do que Pulp em Paredes de Coura.

18 AGOSTO'11
O PRIMEIRO DIA


A magnífica banda inglesa liderada por Jarvis Cocker é um dos ícones pop dos anos 90 e era também o destaque claro desta edição do Festival Paredes de Coura. Recentemente reunidos para uma série de concertos não havia melhor síto em Portugal para receber os Pulp. Depois da memorável passagem de Jarvis (então a solo) pelo festival em 2009 o regresso parecia quase inevitável e se já então o concerto teve a sua magia agora, com os inúmeros hinos de Pulp na bagagem, a coisa piou bem mais fininho.

Depois de o que pareceu uma eternidade de mensagens provocatórias projectadas a laser, foi com o sugestivo Do You Remember the First Time? que os Pulp abriram o seu concerto. Enquanto estiveram em palco assistiu-se a um verdadeiro desfilar de hinos com maior ou menor teor erótico: Jarvis Cocker sempre em grande forma naquele seu conhecido papel entre um gentleman, um boémio e um intelectual assume as rédeas do espectáculo como só ele sabe. É óbvio que Disco 2000 e Common People não podiam faltar à festa - foram até talvez os momentos de maior celebração - mas, neste alinhamento quase perfeito - digo quase porque nunca dá para tocar todas e senti particularmente falta da Underwear - não faltou Pencil Skirt, This is Hardcore, F.E.E.L.I.N.G. C.A.L.L.E.D. L.O.V.E., Something Changed, Bar Italia, Babies ... enfim, mais valia chapar aqui com a toda a setlist do que tentar fazer destaques. Mais do que um dos concertos do festival, este foi um dos concertos da minha vida.

Apesar do arrebatador concerto de Pulp quase fazer esquecer que nesse dia houve mais música em Paredes de Coura a verdade é que, como disse acima, houve mais a reter naquele fim de tarde e noite do dia 18 de Agosto de 2011. Ora então muito rapidamente:
  • Crystal Stilts abriram o dia com um bom concerto embora o mais certo seja que não perdure muito tempo na minha memória.
  • Twin Shadow foi para mim uma das surpresas deste festival. Com uma sonoridade mais apoiada no rock do que esperava, George Lewis Jr. e a sua banda deram um concerto carregado de energia e pareceram conquistar uma série de novos fãs.
  • Ouvi muitas opiniões contrárias à minha relativamente ao espectáculo das Warpaint. Em boa verdade confesso que nunca simpatizei com as meninas - de cada vez que tentava ouvir o álbum os olhos ficavam-me pesados e era tomado por uma sensação de sono indescritível. Embora ao vivo as meninas consigam brilhar um bocadinho nos instrumentais alongados de alguns temas, no geral, a minha vivência do concerto não foi muito diferente da do álbum. Vou dizer isto de uma vez por todas e deixar uma legião de fanboys aborrecidos comigo - acho as Warpaint uma banda aborrecida e desenxabidas, nunca percebi o furor à volta delas. O concerto em Paredes de Coura, esse, apenas reforçou a minha opinião.
  • Blonde Redhead eram para mim uma das bandas mais aguardadas deste festival. Apesar de não conhecer muito bem o percurso da banda (já contam com quase 20 anos de carreira) há uns anos apaixonei-me por 23 - o seu álbum de 2007. Ao vivo o trio de surpreenderam-me e acabei por gostar ainda mais do que esperava. Pelas reacções de amigos e de outras pessoas pareceu-me consensual que Kazu Makino e os gémeos Pace deram um dos concertos da noite.
  • Depois de Pulp não se podia perder o andamento. Carregados de energia e com ritmos muito dançáveis os espanhóis Delorean animaram (e bem) a festa no palco after-hours. Foi para mim a maior das surpresas da noite.
________________________________________________________________________________

Outros dias: Dias 0 | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3
________________________________________________________________________________

13bly